Como Acabar com o Bloqueio Criativo no TCC

Compartilhar:

E quando você se senta em frente ao computador e não sai nada? Você olha para um lado, olha para o outro… olha para cima e nada! Simplesmente não lhe ocorre nada para escrever. Aí bate o desespero!

Será que você está com algum tipo de bloqueio criativo?

O que fazer quando parece que estou com algum bloqueio criativo

Por mais habilidoso que seja, muitos podem acabar com uma situação dessas – ficar diante do computador com os dedos no teclado e nada ser produzido. As ideias não vêm, e simplesmente trava tudo.

Em muitos casos, a insegurança, incertezas e o medo podem fazer com que mesmo você que tem habilidade em outras áreas parece que não sabe escrever. Talvez você pense: “eu não são sou bom em escrita…” Mas isso não é verdade!

Se você consegue se comunicar em família, então, você sabe escrever sobre qualquer assunto.

A associação de ideias, é iniciada pela associação de palavras (MANO, 2017)

Você vai perceber que tudo não passa de uma questão de expressar seus pensamentos de uma outra forma. Só que neste caso, de forma escrita e com uma ajudinha especial, o recurso de articulação do Monografis.

Descubra a verdade – você não tem bloqueio criativo

Tente da forma mais simples possível, explicar o problema que faz parte de sua tese para uma criança. As perguntas simplórias e mais inocentes que uma criança de 8 a onze anos podem fazer, lhe darão uma ideia bem básica de como montar seu TCC.

LEIA TAMBÉM:  Desenvolvimento TCC - O que precisa ter nos Capítulos do TCC?

Incrível não é! Talvez no final, sinta vontade de dar um forte abraço nesse orientador mirim. Mas, não para por aí. Siga os passos a seguir:

  • Escreva na sequência racional as frases de forma simples e sem nenhuma conexão;
  • Busque dentro do Monografis um articulador, como por exemplo do MEC;
  • Copie e cole as frases que digitou sobre os colchetes providos pelo articulador;
  • Releia novamente todo o bloco.

E então, o que achou? Ficou surpreso não é mesmo! Então, nesse pequeno laboratório, ficou claro que na verdade você não tem bloqueio criativo.  Pode ser um pouco de insegurança, mas como tudo na vida tem que ter um começo, comece com o básico.

Concluindo

O que parecia um “bicho de sete cabeças” na verdade não passa de apenas mais uma etapa para criação de seu TCC. Fazendo bom uso de mais esse recurso do Monografis, tudo fica mais simples. Além de poder contar com o apoio do suporte técnico de nossa equipe.

Então, ainda tem dúvida se sua dificuldade inicial para escrever seu TCC é alguma espécie de “bloqueio criativo”? Com certeza não mais!

Referencias:

MANO, V. Conceito Criativo: Notas sobre o processo de criação na publicidade. [S.l.]: EDIPUCRS, 2017.

Compartilhar:

Deixe seu comentário