As 2 formas de compreender a Base empírica
Você sabe o que é a tão falada base empírica? Se a resposta for não, hoje vamos ajudar você a entender do que se trata e como você pode utilizar. Por isso, veja nesse post, duas formas de compreender bem esse tema.
Resultados de pesquisa recém-apresentados para a comunidade cientifica
Esses resultados, aqueles que são descobertos, ou aqueles artigos que acabaram de ser publicados pela comunidade cientifica. Em outras palavras, a partir do momento que um resultado chega para a comunidade cientifica, ele se torna uma base empírica.
A base empírica significa que na Ciência qualquer conclusão, qualquer ideia, só é aceita se sustentada por alguma base concreta, algo “observável” a partir do qual se faz a inferência teórica (VOLPATO, 2007, p. 20).
Porém, antes disso, quando o trabalho está sendo desenvolvido, quando nossa pesquisa está sendo efetuada, nós usamos outros autores que tiveram seus artigos publicados.
Onde posso utilizar outros autores em meu artigo?
A utilização pode ser realizada na introdução do artigo para embasar uma metodologia e ainda para justificar, interpretar ou até mesmo, discutir um resultado. E quando usamos o resultado de outras pesquisas em nosso artigo, estamos usando uma base empírica.
Pensando nisso, podemos concluir que a base empírica pode ser vista de duas formas:
- Quando o resultado da sua própria pesquisa é recém-apresentada para a comunidade cientifica;
- Resultados obtidos por outros pesquisadores anteriormente que estão embasando uma pesquisa.
Vale a pena lembrar que tudo isso se aplica, independentemente do método que os autores escolheram: qualitativo, quantitativo ou os dois. Resultados apresentados para comunidade cientifica ou resultados de outros pesquisadores, compõem a base.
Espero que vocês tenham compreendido bem do que se trata a base empírica e qual a sua importância. Veja mais artigos sobre a comunidade cientifica clicando aqui e conheça o Monografis e saiba como ele pode ajudar você a construir um artigo de sucesso.
Referência:
VOLPATO, Gilson. Bases Teóricas para Redação Científica: …por que seu artigo foi negado?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007. 125 p. ISBN 978-85-98605-15-9.