Respondendo perguntas difíceis da banca de TCC

Compartilhar:

Responder perguntas da banca em um TCC é motivo de desespero para muitos alunos, pois é criado em volta disso toda uma mística de que os examinadores tentarão prejudicar os alunos, de que as perguntas serão difíceis, etc.

Acompanhe o artigo abaixo onde o professor Mestre Danilo Mota irá nos mostrar dicas de como se portar diante das perguntas da banca.

Respondendo perguntas difíceis banca TCC

A primeira coisa que temos que entender é que quando os examinadores fazem muitas perguntas, não necessariamente significa que o seu trabalho está ruim. “Já presenciei casos onde a apresentação do trabalho durou cerca de 15 minutos e as perguntas duraram mais que o dobro deste tempo.”. Afirma o Mestre Danilo Mota

A apresentação em banca, com três professores, sendo um o orientador da monografia, faz parte da avaliação de pelo menos 50% deste processo de produção científica exigido nos cursos de graduação, como pré-requisito para a obtenção do título de bacharel. (FURTADO; DUARTE, 2017).

Por que isso aconteceu? Simplesmente pelo trabalho ter ficado ótimo, os orientadores fizeram muitas perguntas interessantes e ficaram quase 1 hora discutindo sugestões para o trabalho dos alunos.

Portanto, não se assuste com as perguntas, muitas vezes os orientadores querem apenas te ajudar.

Postura diante da banca TCC

Mantenha sempre em mente que as perguntas são um desafio e uma oportunidade ao mesmo tempo, portanto, mantenha sempre uma postura de humildade e um sorriso no rosto para responder as perguntas.

LEIA TAMBÉM:  Veja como apresentar o seu TCC online!

Relaxe, receba as perguntas de coração aberto e entenda que os examinadores estão ali para te ajudar e não para te prejudicar de alguma forma.

O bom das perguntas é que não existe um tempo pré-definido, o tempo é contado somente para a apresentação.

Dicas para responder a banca TCC

Abaixo vai algumas dicas para responder a banca de forma correta e coerente:

  • Escute a pergunta com atenção;
  • Não interrompa seu interlocutor;
  • Confirme a pergunta (Ex: “Então você está perguntando se…);
  • Mantenha contato visual com quem está perguntando;
  • Faça uma pausa breve antes de começar a responder;
  • Responda olhando para a plateia e não somente para quem perguntou.

Seguindo essas dicas e com um bom preparo, você conseguirá responder as perguntas da melhor forma possível.

E é claro, não podemos esquecer da dica principal, ESTUDE, não tem como responder uma pergunta sobre um tema que você não tem domínio não é mesmo?

Perguntas difíceis TCC

Mas afinal, o que são essas perguntas difíceis? Separei aqui 2 classificações de perguntas das quais considero difíceis para serem feitas.

Perguntas Digressivas:

Geralmente são feitas por pessoas tímidas, que estão na plateia acompanhando a apresentação do trabalho, essa é o tipo de pergunta que acaba não saindo muito bem feita pela pessoa ser tímida e não saber formular a pergunta da melhor forma.

Para resolver isto, basta você falar de forma educada para a pessoa reformular a pergunta, pode ser utilizado coisas como: “Você pode ser mais específico na sua pergunta?” ou até mesmo repetir a pergunta como forma de confirmação para a pessoa.

Perguntas Indutoras:

Perguntas indutoras se enquadram quando a pessoa faz uma pergunta maliciosa ou que te induz ao erro, quando perceber que uma pergunta foi indutora, coloque o seu orientador na jogada e peça auxílio para ele.

LEIA TAMBÉM:  Como a Banca de TCC Avalia Você

Nunca responda o que não sabe, sempre que tiver dúvida ou não se sentir confortável, peça auxílio ao seu orientador.

Imagine que o seu TCC é sobre a administração de hospitais, e nisso, um dos examinadores faz a seguinte pergunta: “Você acha que todos os administradores de Hospitais são corruptos?”. Isto é uma pergunta indutora.

O que falar diante da banca TCC

Se apegue a boas práticas na hora de responder as perguntas, portanto, fale coisas como: “Obrigado pela pergunta!” ou ao final da resposta diga: “Respondi a sua pergunta?”.

Lembre-se de não ter medo de dizer que não sabe responder, isto não é vergonha nenhuma desde que seja dito de forma elegante.

Concluindo

Viu como esse negócio de pergunta difícil não é tão difícil assim? Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Prof. Danilo Mota

Professor e empreendedor digital, escreve regularmente no Blog Supere Desafios: www.superedesafios.com.br

Caso queira ter acesso ao mapa mental sobre Banca de TCC, clique no botão abaixo:

Baixar material do artigo

Referências

FURTADO, Maria Sueli Viana; DUARTE, Simone Viana. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. 1. ed. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 6 out. 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5jtnDwAAQBAJ. Acesso em: 7 set. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário