COMO FAZER UM TCCREFERENCIAL TEÓRICO

ASSUNTO TCC: 4 Razões Porquê Você Ainda Não Conseguiu Escolher Um Assunto

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Uma das dúvidas mais comuns dentre os alunos que estão iniciando essa jornada acadêmica é a escolha do Assunto TCC para ser abordado. Por não ter um método específico, torna-se uma das partes mais complexas de se elaborar, pois é a base que sustenta o trabalho em si.

Para conseguir encontrar a luz no fim desse túnel, é preciso compreender os pontos da divisão TCC:

Nesse artigo veremos sobre:

  • Referencial teórico
  • Pesquisa
  • Estrutura básica
  • Encontrar o assunto

Para baixar esse mapa mental,

Nos próximos tópicos será explicado como o TCC é dividido, dessa forma será possível pensar de um jeito mais estruturado minimizando assim as chances do aluno escolher um assunto que não se enquadra como uma pesquisa, pois esse é o maior dos nossos problemas.

REFERENCIAL TEÓRICO

Assunto TCC

Apesar de uma parcela significativa da população acadêmica acreditar que em um TCC a banca avaliadora será composta por pessoas formadas na área em questão, na verdade, qualquer profissional com o nível de escolaridade adequado pode integra-la, então o foco aqui é te dizer que outros professores de outras áreas podem estar na sua banca.

É nesse ponto que muitos são pegos de surpresa, pois não fazem uma introdução sobre os assuntos que estão escrevendo no referencial teórico de forma que qualquer um possa entender, nesse sentido quem não tem familiaridade com o tema pode te prejudicar na banca.

Sendo constituído pelos conceitos básicos sobre a asserção principal para que o leitor não se perca. Ele deve apresentar citações coletadas de outros autores e pesquisas já concluídas sobre aquele determinado enunciado a fim de introduzir e para complementar a ideia principal do aluno (MENDES e TACHIZAWA, 2006).

Sob essa ótica, ganha particular relevância o fato de não englobar detalhes sobre a pesquisa e sim a base na qual ela está apoiada. Antes de falar sobre algum tema, é necessário explicar o que o avaliador precisa saber antes de entendê-lo.

Um exemplo claro disso é quando se quer falar sobre o preconceito com a Educação à Distância (EAD). Em um primeiro momento deve-se conceituar o que é Preconceito, a seguir o que é Educação e por fim o que é EAD.

Dessa forma, é fundamental que todas as proposições do TCC tenham sido embasadas previamente no referencial teórico através de citações. Caso contrário dificultará a interpretação ocasionando em críticas da banca. Para aprender como citar nas normas ABNT leia o artigo EXPLICAÇÃO PRÁTICA SOBRE CITAÇÕES E O USO CORRETO DA REFERENCIA BIBLIOGRAFICA.

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SOBRE A PESQUISA

Assunto TCC

Pode-se afirmar que, em razão da pesquisa científica não buscar respostas exatas e sim novas ideias, o seu verdadeiro objetivo é colocar a inquirição em evidência e destrinchá-la. A partir desse ponto, é possível dizer que ela busca novas ideias sobre determinada tese.

Uma pesquisa científica visa rastrear novos caminhos pelos quais seja possível ampliar o conhecimento do mundo. Também proporciona a chance de inventar e inovar produtos antigos acarretando na solução de diversos problemas do cotidiano (SERRA, 2006).

Nesse contexto, fica claro que não é preciso que a tese esteja correta, pois o aluno não está procurando uma resposta como “sim ou não”. Na verdade ele procura expandir o conhecimento sobre determinado pensamento, podendo resolver alguma adversidade ou não encontrando uma realimentação concisa.

Para conseguir chegar a uma tese TCC, é necessário responder a três incógnitas: Será (será que)? Por qual motivo? Existe necessidade de pesquisa? O exemplo abaixo mostra uma tese sobre EAD:

  • Será que pessoas acham que o ensino a distância é de segunda categoria?
  • É pelo motivo de não haver acompanhamento do professor?
  • Existe necessidade de pesquisa? Se a resposta a este questionamento forem sim, o estudante está no caminho certo.

No sentido moldar uma tese TCC também importante responde a três pontos: Por quê? O quê? Quando?

  • Por que as pessoas acham que a educação à distância (EAD) um ensino de segunda categoria?
  • Qual a razão para as pessoas pensarem isso do EAD?
  • Onde ocorre esse preconceito?

Nesse ritmo, é apenas uma questão de tempo, de pouco tempo para que o acadêmico possa apresentar uma tese sobre o assunto que vai ser dissertado. Vale lembrar que pesquisas com caráter científico expõem ideias e não respostas.

ESTRUTURA BÁSICA DO TCC

Assunto TCC

É correto afirmar com base nas normas ABNT que existe uma estrutura básica a ser seguida para a confecção do TCC em si. Esta possibilitará que os dados encontrados sejam colocados de forma padrão e clara para os leitores.

A estrutura física do TCC é a forma com que ele é apresentado. Deve ser formatado conforme as normas do manual da instituição em que o curso foi realizado, o não cumprimento das mesmas irá ocasionar na diminuição da nota final (FERRARI, MOREIRA e VALDERRAMAS, 2015).

Todas as instituições de ensino superior no Brasil possuem ou deveriam possuir um manual dizendo como devem ser feitos os trabalhos acadêmicos. Nele, estão contidas as regras sobre os elementos do mesmo e os alunos que não as seguem são penalizados.

Logo após ter terminado o projeto TCC, será possível fazer a introdução TCC com as informações nele obtidas. Essa, por sua vez, precisa conter os seguintes itens:

  • justificativa da escolha do tema,
  • delimitação do tema,
  • formulação do problema,
  • objetivos e
  • hipótese.

Para aprender a criá-los respectivamente leia os artigos

Cada um dos artigos acima destrincha de forma mais detalhadas cada item desses. Por isso, se ficar alguma duvida, recorra a leitura de alguns deles.

Observações

Outro ponto importante é a metodologia adotada, nela a banca irá avaliar como a pesquisa TCC é classificada e como foi à coleta de dados que é:

[…] o conjunto de operações por meio das quais o modelo de análise é confrontado aos dados coletados. Ao longo desta etapa, várias informações são, portanto coletadas. Elas serão sistematicamente analisadas na etapa posterior. Conceber essa etapa de coleta de dados deve Levar em conta três questões a serem respondidas: O que coletar? Com quem coletar? Como coletar? (GERHARD e SILVEIRA, 2009, p. 56)

Conforme verificado no inicio, cada faculdade no Brasil segue seu próprio manual de normas tendo como alicerce as normas ABNT ou alguma norma adotada pela instituição. Logo depois, é citado que que a coleta de dados é a forma pela qual eles são apanhados e devem ser levados em conta o que coletar, com quem e como.

A diante, existem mais quatro capítulos a serem feitos. E são eles segundo Creswell e Clark (2013):

  • O referencia teórico: já citado neste artigo;
  • Análise de resultados: que são as formas de explorar aplicadas aos dados;
  • Conclusão: onde são apresentados os resultados finais, para aprender a produzi-la leia o artigo CONCLUSÃO DE TRABALHO EM 6 PASSOS SECRETOS;
  • Referências bibliográficas: onde são listadas todas as obras utilizadas no decorrer da jornada.

Fica evidente, diante deste quadro que o Trabalho de Conclusão de Curso também apresenta uma estrutura lógica. Ela é constituída por: introdução, referencial teórico, análise de dados, conclusão e referências bibliográficas.

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ENCONTRAR O ASSUNTO TCC IDEAL

Assunto TCC

Antes de começar a jornada, o aluno precisa ter em mente o que vai escrever. Porém muitos ficam meses pensando sobre qual assunto abordar e quando finalmente escolhem, então descobrem que aquele assunto já foi muito utilizado, isso se assemelha muito a procura de uma roupa certa para uma determinada ocasião.

Na escolha do assunto TCC vários critérios podem ser levados em consideração: interesse do aluno, originalidade e aplicação prática, importância para a humanidade, experiência pessoal e etc. Seja qual for o critério o pesquisador é quem vai delimitar o que melhor lhe agrada (PICCOLI, 2006).

Existem várias formas de escolher um assunto TCC, relevância para o ser humano, fascínio do autor, excentricidade. Nada obstante é importante avaliar qual mais cativa o acadêmico.

Após entender os tópicos da divisão TCC, será necessário assimilar as seguintes questões para encontrar o assunto TCC ideal:

  • Necessidade ou problema: encontrar a necessidade para resolver um aborrecimento;
  • Vontade de falar sobre o assunto: não se pesquisa algo apenas por prazer sobre aquilo, uma pesquisa busca questões de estudo;
  • Primeiros passos;
  • Clichês que funcionam.

Vê-se por isso que essa técnica é muito semelhante à escolha de uma peça de roupa. Deve-se escolher a que mais agrada não importando sistema utilizado.

Primeiros passos

Logo de início, o estudante deve anotar em uma folha de papel coisas/fenômenos que aborrecem as pessoas constantemente em relação ao Assunto TCC. Nesse ponto, é possível dizer a seguinte frase “É assim que se faz isso… Mas tem um detalhe/problema…” A partir dela um provável tema nascerá como no exemplo:

João bate na esposa apenas quando está embriagado. Suspeita-se de que maridos embriagados batem em suas esposas? O alcoolismo contribui para violência domiciliar.

Buscar fazer uma pergunta que só pode ser respondida através de uma pesquisa, caso já tenha uma pesquisa respondendo esse quesito, deve-se levar em consideração a ideia de fazer outra para melhorá-la:

A data de nascimento das pessoas influenciam no comportamento delas ao longo da vida? Para responder a essa pergunta será preciso fazer uma pesquisa com vários grupos de pessoas com datas de nascimento iguais e aplicar testes para provar essa tese.

Para investigar esses fenômenos ou resolver esses problemas, será preciso: desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar/contestar, ampliar, detalhar, atualizar, expansão do trabalho passado no campo, testar validade de instrumentos/procedimentos/experiências, replicar elementos de projetos anteriores.

Por último, deve ser verificado se esse estudo servirá como base para a sociedade no qual esse problema se refere. Uma vez que uma pesquisa é utilizada para estabelecer ou confirmar fatos, reafirmar os resultados de trabalhos anteriores, resolver problemas novos ou já existentes e apoiar teoremas e desenvolvimento de novas teorias.

Clichês que funcionam

Existem alguns macetes que são um pouco antigos, entretanto ainda são utilizados pelo fato de ainda funcionarem muito bem. São eles:

  • Comprovar a eficácia de uma teoria: pegar um estudo teórico e realizar um estudo de caso para verificar a eficácia dentro de um universo diferente de teste;
  • Aplicar uma ferramenta como solução para um processo individual,
  • Uma teoria vs outra: qual delas seria a melhor opção em um determinado caso?
  • Analisar soluções para ver qual é a melhor: analisar ferramentas distintas levantando os pontos fracos e fortes de cada uma.

Mesmo sendo técnicas muito utilizadas e já desgastadas, são muito eficientes na hora de escolher o ramo no qual o assunto TCC irá seguir. Espera-se dessa forma que o Assunto TCC possa ser escolhido com sucesso.

RECAPITULANDO

Resumindo tudo, é muito difícil escolher o assunto TCC em razão do mesmo não apresentar uma estrutura simples a ser seguida. Pensando nisso, Douglas Tybel, criador do canal Guia da Monografia criou um método com quatro passos para ajudar a decidir sobre o que escrever:

  • Referencial teórico: contém base teórica na qual o trabalho está apoiado;
  • Pesquisa: não busca respostas e sim estuda ideias e expande conhecimento;
  • Estrutura básica: é a forma como o TCC é apresentado;
  • Encontrar o assunto: são levados em consideração vários parâmetros, mas o que mais agrada ao aluno deve ser escolhido.

Em fim, o que se pretende é mostrar um norte, um ponto de referência. Posto que esse bloco não contenha uma forma correta e padronizada a ser seguida.

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4 Razões Porque Você Ainda Não Conseguiu Escolher Um Assunto TCC – Por: Jader Bastista Favero

Bibliografia

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de Métodos Mistos. 2. ed. São Paulo: Penso, 2013.

FERRARI, M. A. M. C.; MOREIRA, M. R.; VALDERRAMAS, Z. L. Manual de elaboração e normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso: TCC segundo as normas ABNT e Vancouver. São Paulo: Biblioteca 24Horas, 2015.

GERHARD, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porte Alegre: UFRGS, 2009.

MENDES, G.; TACHIZAWA, T. Como fazer monografia na prática. 12. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

PICCOLI, J. C. J. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física. 2. ed. Canoas: ULBRA, 2006.

SERRA, G. G. Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. São Paulo: Edusp, 2006.

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