Artigo científico até 15 paginas – A estrutura certa

Compartilhar:

Hoje falaremos como funciona a estrutura básica de um artigo científico de até 15 páginas. Muitas pessoas tem dúvidas, então vou estar ensinando como fazer tudo da forma correta para o seu artigo ficar sensacional.

Estrutura básica do Artigo Cientifico

Portanto, vamos ver como funciona uma estrutura básica de um artigo cientifico:

  • Título – Escolha um título que condiz com seu artigo.
  • Resumo – Resumo das principais abordagens do trabalho, no Monografis, nossa ferramenta online, tem todo o passo a passo de como fazer um resumo.
  • Palavras-chave – Conterá as principais palavras abordadas no trabalho e os possíveis termos de busca.
  • Abstract – Basicamente o resumo em uma língua estrangeira (inglês de preferência).
  • Keywords – As palavras-chaves em língua estrangeira.
  • Introdução – Introdução do assunto abordado no trabalho.
  • Metodologia – Ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa.
  • Resultados – Onde serão ditos os resultados obtidos através da pesquisa.
  • Discussão – A seção de discussão deve ser reservada a comentários mais gerais, nos quais o autor se distancia dos resultados para ter uma visão panorâmica do estudo.
  • Conclusão – Onde serão feitas as conclusões obtidas com o artigo.
  • Referencias – A fonte bibliográfica de todas as pesquisas utilizadas no trabalho.

Estrutura principal do Artigo Cientifico

Entretanto, fora esses outros elementos citados acima, você pode focar nos principais elementos da estrutura do seu artigo. E eles são: Introdução, metodologia, resultados e discussão.

“Para a realização de uma pesquisa científica, é importante que o pesquisador se nutra de conhecimento e saiba fazer uma escolha adequada para o tipo de pesquisa que deseja realizar.” (FELIX, 2018)

LEIA TAMBÉM:  COMO FAZER REFERENCIAL TEÓRICO À PROVA DE PLAGIO

Na introdução, você pode mostrar para o leitor um pouco do que ele vai encontrar no decorrer do artigo, portanto, é um passo muito importante para prender a atenção de quem está lendo. A introdução também pode ser entendida como um mini resumo de todo o artigo.

Assim como, na metodologia, você vai explicar o conjunto de métodos utilizados e todo o caminho percorrido desde o início até o final do seu artigo, citando todas as ferramentas utilizadas, etc.

Além disso, os resultados é a parte do artigo onde você cita todos os resultados obtidos através da sua pesquisa, se foi ou não foi solucionado o problema proposto, como foi solucionado, etc.

E por fim, a discussão é basicamente o desenvolvimento do seu trabalho, o lugar onde você vai discutir tudo o que foi feito durante o decorrer do seu artigo.

Concluindo

Portanto, essa é basicamente a estrutura completa de um artigo científico de até 15 páginas. Demos ênfase em 4 etapas principais, porém, da mesma forma, todas as etapas e todos os elementos do seu artigo são importantes e devem ser feitos da melhor forma possível.

Referencias

FELIX, John Hebert Da Silva. Como Escrever Bem:: Projeto de Pesquisa e Artigo Científico. 1. ed. São Paulo – SP: Appris Editora e Livraria Eireli, 23 set. 2018.

Compartilhar:

Deixe seu comentário