Aprenda CONSTRUIR bons ARGUMENTOS no Desenvolvimento TCC

Compartilhar:

O uso de bons argumentos é necessário não somente em seu TCC, mas também na sua vida como um todo. Entretanto, muitos alunos ainda possuem duvidas em relação a como argumentar no tcc. Neste artigo aprenda construir argumentos.

BAIXE O INFOGRÁFICO 9 TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO 

Como Argumentar no TCC

Desmond Tutu, ganhador do Nobel da paz já dizia “não levante a sua voz, melhore os seus argumentos”.

É o mesmo que falamos para você, ao invés de ficar discutindo e levantando a voz com seu orientador. Simplesmente aprenda construir argumentos.

“Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando. Etimologicamente, significa vencer junto com o outro (com + Vencer) e não contra o outro. ” (ABREU, 2008)

Se você não sabe construir um tópico frasal, depois sustentar e argumentar fortemente este, possivelmente este seu capítulo voltara para correção.

O poder da argumentação

Falar sobre argumentação nos remete a uma história muito interessante:

Uma criança que chegou para um colega seu mais velho e pediu a sua bola emprestada.

O colega prontamente disse “não” e a criança mais nova o indagou “porque?”. Tal fato fez com que simplesmente o colega lhe entregasse a bola.

Afinal ele não possuía argumentos para a negação, desta forma acabou por entregar o brinquedo.

Entenda que o argumento é uma arma poderosa a seu favor, costumamos dizer que ele é o box da literatura.

LEIA TAMBÉM:  Como fazer a CONTEXTUALIZAÇÃO do TEMA no TCC

É nele que você fala, discute, onde você entra com os seus argumentos e se posiciona fortemente sobre eles.

Com isso, podemos considerar que existem nove tipos de argumentos que podem ser usados em seu TCC.

Os nove tipos de argumentos

Aqui no guia da monografia consideramos que existem nove tipos de argumentação que você pode construir em seu TCC.

1.      Dados estatísticos

Você constrói os seus argumentos com bases em dados estatísticos. Neste tipo de argumentação, use números, dados, porcentuais para se ter embasamento no que diz.

2.      Dados históricos

Aqui você fortalece os seus argumentos com base em algum dado histórico. Mas saiba que ao usar dados históricos, certifique-se de colocar informações corretas.

3.      Questionamentos

Um questionamento pode ser usado para levantar pontos importantes  na sua argumentação que talvez você não tenha mencionado anteriormente.

O uso de questionamentos em uma monografia não é obrigatório, mas é importante sempre começar um questionamento com um embasamento.

4.      Por citação

Argumentar utilizando um autor com autoridade no assunto da mais embasamento teórico ao seu texto. Sendo estas umas das formas mais comuns de argumentar.

5.      Causa e consequência

Utilize a causa e consequência para argumentar e fazer associações entre dois assuntos distintos. Neste caso será necessário comparar e deduzir as coisas.

6.      Comparação

Neste tipo de argumentação, compare duas ou mais situações para embasar os seus argumentos.

7.      Exemplificação

Apoie uma afirmativa e argumento com um exemplo real. Use exemplos de jornais revistas e etc. Lembrando sempre de referenciar dados que forem retirados de fontes externas.

8.      Enumerativo

Construa uma sequência de fatos em seu texto que mostre os seus argumentos na sua monografia.

LEIA TAMBÉM:  Como REFERENCIAR no Word uma Citação de PREFÁCIO

9.      Contra argumentação

Fazer um argumento contra um já existente, ou pré existente, como assim? Você deve construir o seu argumento em cima de um que já existe.

Baixe nosso Infográfico e tenha em mãos muito mais informações sobre esses tipos de argumentos, alem de ver exemplos na pratica.

INFOGRÁFICO 9 TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO 

Concluindo

Com esses nove tipos de argumentação que apresentamos, você verá que Argumentar no TCC não é tão difícil como parece, aprenderá a escrever e a melhorar a sua escrita.

Para ter acesso aos exemplos de cada tipo de argumentação que citamos, basta baixar o nosso infográfico: 9 formas de como argumentar: tipos de argumentação. Link abaixo.

Como você viu existem mais de uma forma de construir argumentos, bastando você selecionar sempre a que melhor se encaixa no seu texto.

Bibliografia

ABREU, A. S. A Arte de Argumentar – Gerenciando Razão e Emoção. Cutia,SP: Atelie Editorial, 2008.

 

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário