Se você for ler um artigo sobre Análise Univariada, Bivariada e Multivariada leia este

Compartilhar:

Hoje nós vamos falar de análise estatística dos dados e análise univariada, bivariada e multivariada, esse é um assunto normalmente praticado por profissionais de estatística, visto que, normalmente os professores de metodologia não tem muito conhecimento para poder explicar.

Como já tive oportunidade de fazer algumas análises dessas  vou poder explicar para vocês aqui com um ponto de vista mais simples, e isso vai te dar o poder de entender e fazer as tabelas do resultado do seu TCC, fantástico né?

Análises univariada, bivariada e multivariada

Em primeiro lugar, aqui pontuei a análise univariada, bivariada e multivariada. Elas são variáveis que são tratadas isoladamente, a univariada com uma variação por vez, bivariada com duas e multivariada com várias variações por vez.

Quando você for fazer suas tabelas tem que entender o seguinte, a variável normalmente é a coluna, a categoria são as linhas e o grupo de valores são os resultados. Tanto para análise univariada quanto para bivariada e multivariada.

Na análise univariada podemos ver que média e desvio é variação da satisfação. Por satisfação ser a única variável a ser analisada.

Análise Univariada
Análise Univariada

Já a tabela abaixo conta com duas variáveis: Escolaridade e Gênero, testando a variação da escolaridade pelo gênero. Sendo duas variáveis, temos uma análise Bivariada.

Análise Bivariada
Análise Bivariada

 

Essa tabela abaixo contém três variáveis: Gênero na primeira coluna, Escolaridade as colunas seguintes e ano. Não é porque temos três variáveis que já é multivariada, mas sim pelo fato da escolaridade e ano variar de acordo com o gênero.

Tabela Multivariada
Análise Multivariada

A abordagem multivariada é, portanto, antes de qualquer “artifício cosmético”, um compromisso do pesquisador com a produção de conhecimento. (RODRIGUES e PEREIRA, 2004, p. 104).

Em um questionário por exemplo, cada título poderia ser uma variável. Existem variáveis dependentes e varáveis independentes, por exemplo:

LEIA TAMBÉM:  Perguntas de questionário: 2 Elementos Obrigatórios
Questionário
Questionário

No exemplo acima, temos as variáveis gênero e escolaridade, porém não temos como saber a escolaridade sem antes, saber o gênero. Sendo assim, gênero é a variável independente e escolaridade é a variável dependente, pois ela depende do gênero.

Como fazer a análise univariada, bivariada, multivariada e tabela

Então, abaixo temos um passo a passo de como fazer as análises:

  • Tabulação de resultados – Pegar todos os resultados das perguntas do questionário e ir tabulando um por um.
  • Montar a tabela – Você pode montar a sua tabela em torno da quantidade de variáveis que serão utilizadas, levando em consideração o tipo de análise necessária, univariada, bivariada ou multivariada.
  • Reparar nas varrições – Deve-se lembrar sempre que uma variável pode variar de acordo com outra, então você prestará muita atenção em relação a isso.

Lembre-se que a tabela serve apenas como uma ajuda para agrupar os dados e facilitar a análise posteriormente. Portanto, você deve saber interpretar os dados e realizar a análise da forma correta.

Por que essas tabelas univariadas são feitas?

Um dos motivos dessas tabelas serem feitas, é a possibilidade de você poder fazer testes quantitativos, tanto na univariada quanto na bivariada e multivariada.

Existem vários tipos de testes, porém esse assunto já entra mais numa área estatística mais complexa. Porém dependendo do cálculo estatístico, vale a pena buscar mais a fundo e aprender.

Já algumas outras coisas mais complexas da estatística ou você “come os livros” e aprende de vez ou você contrata um profissional de estatística para fazer o trabalho por você até mesmo pela confiabilidade dos dados, com um profissional você tem total certeza de que tudo vai ficar certinho da forma que tem que ser.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer a Análise dos Resultados

Concluindo

Portanto, o intuito principal é entender como diferenciar e como montar as tabelas da forma correta, sendo univariada, uma variação por vez, bivariada, duas variações por vez e multivariada, várias variações por vez.

 

Referencia

ANÁLISE de Dados Qualitativos:: Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. 3. ed. São Paulo -SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. 

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário