Análise e interpretação TCC – Como Fazer?

Compartilhar:

Hoje vamos falar sobre as 3 etapas da análise e interpretação para o seu TCC. Um assunto muito útil na hora da escrita do TCC. Preste atenção para não perder nenhum detalhe da aula de hoje.

Estabelecimento de Categorias do TCC

Quando você for fazer a análise, deverá criar categorias, agrupar categorias. Para isso, utilizaremos uma técnica chamada abstração. Como funciona a abstração?

Enquanto operação que produz a ideia geral, a abstração é o ato pelo qual a inteligência pensa um objeto, deixando de lado seus caracteres singulares.(SOUZA, 2012)

Você vai pegar um amontoado de dados e informações e irá fazer a filtragem, selecionando somente aquilo que é importante para o que deseja.

Utilizei muito essa técnica durante a minha vida por ser analista de sistemas, sempre que precisava analisar um sistema, tentava retirar apenas o que era importante para mim.

As principais coisas que podem ser abstraídas são objetos, classes e atributos. Vou explicar o conceito base de cada uma:

  • Objetos – É qualquer coisa que você pode perceber na sua frente, seja ela virtual ou real;
  • Classes – São os conjuntos dos objetos;
  • Atributos – São partes dos objetos, informações, detalhes, etc.

Por exemplo, você é um objeto. Como assim? Você pode ser percebível, então, isso o torna um objeto. Você é um objeto pessoa que faz parte da classe pessoas que faz parte da classe ser humano e por aí vai.

Os atributos são características específicas que todos temos, por exemplo, todos temos força, porém uns são mais fortes do que outros, todos temos olhos, porém uns são de uma cor e outros são de outra.

LEIA TAMBÉM:  Segredo Revelado - Exemplo de como responder as perguntas da banca

Essa variação se chama valor do atributo, o atributo “cor dos olhos”, pode ter o valor azul, verde, preto, castanho, etc.

Imagine os objetos como documentos, se você pegar uma pessoa e imaginar ela como um documento, vai ficar mais fácil de identificar os atributos. Como assim?

Por exemplo, em um documento de uma pessoa temos o nome, a idade, estado civil, etc. Tudo isso são atributos que devem ser identificados.

Codificação dos dados

A codificação consiste basicamente em dar um código a algo para não ter a necessidade de ficar repetindo o nome, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação, seu código é CNH.

Então para você não ter a necessidade de escrever Carteira Nacional de Habilitação no seu TCC, você codifica esse nome para facilitar.

Por exemplo, nessa imagem abaixo, na variável sexo, tem-se a codificação das opções com um número 1 na frente de masculino e um número 2 na frente de feminino.

Codificação de dados
Codificação de dados

Tabulação dos dados no TCC

O que é tabular? Consiste em simplesmente fazer uma classificação dos dados em tabelas. Existem várias formas de fazer isso, irei explicar as mais utilizadas no decorrer da série, mas é basicamente isso, pegar os dados que foram recolhidos no decorrer do desenvolvimento e organizar eles em tabelas.

Concluindo

Essa foi a aula de hoje. Gostou? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre no nosso canal do YouTube e assista aos nossos vídeos. Tenho certeza que eles irão te ajudar.

Referencias

SOUZA, Devanilson Álvares de. No Caminho Da Filosofia. 1. ed. [S. l.], 2012.

Compartilhar:

Deixe seu comentário