Veja as 3 etapas essenciais para realizar a análise de uma entrevista no TCC!
No artigo de hoje veremos as 3 etapas essenciais para realizar uma análise de entrevista. É um tema que pode ser bem confuso e por isso gera muitas dúvidas, portanto, preste bastante atenção para não perder nenhum detalhe.
As 3 etapas da análise de entrevista para um TCC
Esse artigo será dividido em 3 etapas básicas:
- perguntas;
- codificação;
- análise de temática;
Essas são as 3 etapas essenciais para se ter uma boa análise de entrevista em seu TCC. Lembrando que existem outros métodos para realizar uma análise de entrevista, porém, vou mostrar o meu, do qual acho que seja o mais eficiente.
Todas as informações utilizadas foram baseadas no livro de Análise de Conteúdo da Lawrence Bardin, acesse o botão saiba mais caso queira saber mais sobre esse livro.
Vamos as etapas!
Perguntas da Entrevista
Não existe uma entrevista sem perguntas não é mesmo? E como que faço para encontrar as melhores perguntas de forma fácil? É simples, você deve encontrar as perguntas a partir dos objetivos específicos do seu TCC. Como assim professor?
Os objetivos específicos são instrumentais para o objetivo geral e dão uma visão embasadora para o próprio tema. (OLIVEIRA, 2018)
Defina algumas temáticas para cada objetivo específico e elabore perguntas direcionadas para essa temática. Então entenda que cada objetivo específico é a fonte das suas perguntas.
Vamos a um exemplo:
No nosso exemplo acima, o objetivo específico é: “Identificar as possibilidades da plataforma”.
A primeira coisa que você deve fazer é tirar temáticas a partir desse objetivo, no nosso exemplo, consegui criar 3 temáticas diferentes, orientação, configuração nas normas ABNT e Organização.
Então dentro da temática de orientação, consegui criar 3 perguntas:
Simples não é mesmo? Agora é só ir fazendo o mesmo com as outras temáticas.
Codificação dos Dados da Entrevista
A codificação é dividida em duas etapas:
- Unidade de Registro
- Unidade de Contexto
A Unidade de Registro nada mais é do que a palavra de forma pura, a Unidade de Contexto é o contexto que essa palavra está inserida.
Aqui temos um exemplo de Unidade de Registro:
Nesse exemplo, se quero estudar sobre cavalos, vou separar tudo que tem a palavra cavalo no meu TCC, entendeu? Caso for estudar sobre carros, separe tudo que tenha a palavra carro no seu TCC.
Já na unidade de contexto, você deve procurar entender onde a unidade de registro se enquadra, fala sobre cavalos em qual temática? Cavalos de corrida ou cavalos de campo? Se faça perguntas para encontrar o contexto daquela palavra ali.
Análise de temática da entrevista
O primeiro passo da análise temática é categorizar os resultados, depois disso, faça a inferência, que nada mais é do que você fazer a verificação e no final, termine fazendo a análise bidimensional.
Agora vamos ver na prática como se faz.
Nós temos um problema principal que é “De que forma a análise dos recursos de orientação do Monografis auxilia na produtividade do TCC?”. Lembrando que esse é um problema fictício que criei apenas para utilizar como exemplo.
Com o problema em mãos, a primeira coisa que deve ser feita é a relação causal (já foi ensinado no canal), então, de um lado temos a análise dos recursos e do outro lado, temos a produtividade. Nisso temos a relação causal, causa e consequência, a causa são os recursos e a consequência é a produtividade.
Nesse exemplo acima, defini algumas causas e as consequências delas, por exemplo, uma boa formatação (recurso) gera um bom Diagrama de Pareto (produtividade). Ao lado temos os focos de cada consequência, no caso, o foco do Diagrama de Pareto é a velocidade.
Fazendo a Tabulação dos dados da entrevista
Fazendo essa análise, você terá que colocar esses dados em uma tabela, fazendo a tabulação dos dados (já foi ensinado no canal).
Na tabulação, você vai definir o número do participante, a temática e o contexto que a temática se encaixa, como já foi ensinado mais acima.
Após isso, você adicionará mais 2 colunas, uma de produtividade e outra de características, na de produtividade, coloquei coisas com Teoria de Pareto, Técnica de Pomodoro, etc.
Na de característica, coloquei o foco dessa produtividade, se é velocidade, tempo, etc.
Fazendo a Tabela Dinâmica
Com a tabulação feita, o próximo passo é fazer uma tabela dinâmica. Coloque a temática no campo de linhas e a produtividade no campo de valores e colunas.
Fazendo isso, de um lado teremos as temáticas e do outro toda a relação dela com os diferentes tipos de produtividade.
Também podemos ver o resultado em gráfico:
Lembrando sempre que você pode e deve ir alterando as variáveis nos campos de valores para obter resultados diferentes.
Temos aqui um outro exemplo utilizando o Diagrama de Pareto (já foi ensinado no canal):
Enfim, existem milhares de possibilidades para se obter os mais diversos tipos de resultados pro seu TCC
Concluindo
E esse foi o artigo de hoje! Ficou com alguma dúvida? Caso tenha ficado, entre no nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.