Como Fazer a Análise dos Resultados

Compartilhar:

Quando estamos falando de um TCC que foi feito com base em coleta de dados por amostragem, a análise de dados é simplesmente indispensável para direcionar o seu leitor a uma conclusão. Vamos falar como fazer uma análise dos resultados adequada, dentro dos conformes e coerente. Usando as melhores técnicas para que os dados sejam interpretados da forma correta.

Esse é um dos momentos mais importante do TCC, pois tem uma fama de ser uma forma simplista de trabalho. Esse é o momento para mostrar à banca que seu trabalho não é um atalho e sim um questionamento importante

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA

Outra parte importantíssima da análise dos resultados, é a forma de apresentação dentro do corpo do texto. Ela precisa ser feita seguindo um padrão, e iremos lhe ensinar.

Entendendo o início da análise dos resultados.

A análise dos resultados de uma pesquisa é a forma adequada de começar a encaminhar um TCC que usou essa metodologia para uma conclusão descritiva. Seja para confirmar ou refutar o questionamento inicial, que originou a pesquisa, essa tabulação precisa seguir um padrão para ficar clara.

Explicarei esse padrão de forma simples e prática! Já deixando claro que toda essa explicação estará disponível na ferramenta que eu ofereço para quem comprar o curso completo.

A primeira parte da apresentação dos resultados é um texto introdutório. Onde você retoma, de forma simplificada, as informações que você usou para nortear a sua pesquisa. Aqui você pode incluir:

  • As formas como você entrou em contato com as pessoas;
  • Quantas pessoas eram;
  • Tudo que você considerar relevante para entender o corte da sua amostragem.
LEIA TAMBÉM:  Como a Banca de TCC Avalia Você

Depois disso, você começa a apresentação dos dados que você colheu, começando pelos questionamentos que a sua pesquisa levantou. Para isso, ignore totalmente todas as perguntas necessárias para definir quem era o público entrevistado, focando nas questões que motivaram o estudo.

Cada questionamento deve vir seguido da sua “resposta”, que pode ser colocada em parágrafo discursivo (muito mais usado no caso de estudo de caso ou revisão de bibliografia). Para os casos de pesquisa com um público determinado, você deve apresentar esses números com alguma representação gráfica. Pode ser por gráfico de barra, pizza, cartesianos, etc.

Depois de apresentar os dados de forma sistêmica, você precisa apresentar uma interpretação dos dados, que começa a tomar um tom mais argumentativo do que discursivo. Isso acontece porque você está coletando os dados para dar embasamento à sua conclusão. Então ela precisa ser construída desde já, para que ela tenha força e não seja refutada facilmente.

Finalmente, se você sentir que existe necessidade de destacar alguma informação que estava dentro ou fora das suas expectativas.

Você a coloca logo depois da exposição dos dados. Essa informação é uma indicação direta dos dados coletados, como se fosse uma “mini conclusão”.

Esses arremates conclusivos no texto são importantes para que você mantenha o seu leitor na mesma linha de raciocínio que você, e problemas ou dificuldades nessa parte podem indicar dificuldade na interpretação dos dados coletados.

Finalizando a Análise de resultados

Depois que você fez a apresentação dos dados que coletou, então chegou a hora de partir para as observações dos dados na sua Análise dos Resultados.

Este é o momento em que se você fez as “mini conclusões” sobre os dados recolhidos, você vai ter uma facilidade maior.

LEIA TAMBÉM:  Qual o Objetivo Principal do TCC Bibliográfico?

Isso porque você só vai precisar “somar” aquelas conclusões e compará-la com o objetivo da pesquisa, seja corroborando com o preceito inicial.

Seja corroborando, negando ou apenas permitindo que determinado recorte da bibliografia fosse analisada de determinada forma, esse é o momento em que você precisa explicar os resultados.

Uma explicação bem feita no fim da análise de dados é especialmente importante não só para o trabalho escrito, mas também para a apresentação oral. Isso porque se você basear o script da sua apresentação oral em cima de uma interpretação dos dados bem feita e consciente, as chances de erro caem consideravelmente.

Depois das observações dos dados, você pode precisar correlacionar os dados e informações com objetivos específicos. Aqui cada instituição acaba tendo uma forma específica de pensar, mas é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Conclusão da Análise dos Resultados

Finalmente, você vai partir para a fase final da apresentação dos dados. O destaque e a conclusão.

O destaque é algo muito importante que você aprendeu, descobriu ou concluiu sobre a sua pesquisa. Na maioria das vezes está relacionado com o objetivo da pesquisa, mas nem sempre.

É importante que a informação do destaque seja clara e específica. Quanto mais dessas qualidades melhor, além de ser interessante confirmar se essa conclusão era esperada ou não.

Finalmente, a conclusão do seu TCC aponta quais são os conhecimentos cientificamente comprovados que você tira do seu trabalho científico. Isso é indispensável tanto para o trabalho escrito quanto para a apresentação oral. E precisa ser de conhecimento e todos que participaram do trabalho.

A sua conclusão pode também trazer sugestões para novos trabalhos acadêmicos. Isso geralmente acontece quando seu estudo, por ser muito específico, deixou de instigar determinada informação. Ou até mesmo tenha aberto mais o campo de pesquisa para novas informações sobre determinado assunto.

LEIA TAMBÉM:  Como Criar TABELA e ILUSTRAÇÃO para Pesquisa Qualitativa

Com essas informações feitas adequadamente você tem uma análise de resultados de TCC feita corretamente. O que vai te garantir boa parte da sua nota.

Compartilhar: