Surpreendente como a Análise Bidimensional possibilita fazer gráficos com dados Qualitativos!
Na aula de hoje veremos como fazer uma análise bidimensional com variáveis qualitativas, um assunto que pode gerar muitas dúvidas por utilizar duas variáveis e acabar confundindo muitas pessoas.
Portanto, preste bastante atenção para não deixar escarpar nenhum detalhe.
Fazendo a análise bidimensional com tabelas
Na análise bidimensional, iremos fazer a comparação de uma variável com a outra, para isso, escolha as variáveis que deseja e coloque uma no campo de valores, uma no campo de colunas e outra no campo de linhas.
A grande importância da estatística está, portanto, em seu vasto campo de aplicação. Afinal, usam-se conhecimentos de estatística em áreas tão diversas como engenharia, medicina, agronomia, psicologia. (VIEIRA; WADA, 2017)
Se não souber como fazer isso, volte na última aula, pois essa aula é uma continuação dela.
Utilizei inicialmente as variáveis curso e sexo. Veja na imagem abaixo:
Fazendo isso, a sua tabela deverá ficar dessa forma:
Pronto, você já tem uma tabela para analisar os dados das suas variáveis, agora vamos ver como transformar os dados dessa tabela em gráfico.
Fazendo a análise bidimensional com gráficos
Para transformar em gráfico, basta ir na guia inserir e escolher a opção de gráfico que melhor se adequar (pizza, linhas, barras, etc.).
Vou utilizar um gráfico de colunas como exemplo.
Clicando na opção de filtros, no lado direito do seu gráfico, você terá a possibilidade de filtrar e editar o gráfico da maneira que julgar melhor.
Você também pode controlar os cursos a serem analisados clicando na opção curso, no canto inferior esquerdo do gráfico.
E assim por diante, muito fácil, não é? Caso queira analisar outras variáveis é só ir trocando nos campos, “brinque” bastante com os dados para obter os melhores e mais diversos resultados possíveis para o seu TCC.
Concluindo
Portando, essa foi a nossa aula de hoje, caso tenha ficado com dúvida, entre no nosso canal no YouTube para tirar as suas dúvidas com os nossos vídeos.
Referencias
VIEIRA, Sonia; WADA, Ronaldo. O que é estatística. 1. ed. São Paulo – SP: Editora Brasiliense, 2017.