Série Temas de TCC – #10 – Análise Bidimensional do Tema do TCC – Agora a hipótese do TCC foi longe demais!

Compartilhar:

A técnica de hoje nos permite “prever” o futuro do nosso TCC. Com a análise bidimensional do tema, é possível ter uma previsão de como vai se desenvolver o seu trabalho lá na frente. Genial não é mesmo? Acompanhe o artigo e não perca nada desta técnica excepcional.

Análise Bidimensional do tema TCC

Lembrando sempre que usaremos dados fictícios para a realização da técnica, pois, o nosso objetivo é somente ilustrar a técnica.

O tema , o projeto e o orientador do TCC devem poder ser escolhidos pelo aluno . Não deve , portanto , a instituição definir os alunos que cada docente irá orientar e nem o tema e o projeto em que cada um vai trabalhar. (RODRIGUES; JUNQUEIRA, 2002).

A primeira coisa a ser feita é começar escrevendo o seu problema de pesquisa, usaremos o seguinte como exemplo: “de que forma a análise do letramento no ensino médio contribui com a redução do índice de formação acadêmica alienada?”.

Esse será o problema que usaremos como base para a técnica de análise bidimensional, lembrando que é só substituir este problema pelo seu que dará certo.

Após ter o problema de pesquisa definido, o próximo passo é encontrar a causa e o efeito dentro do problema de pesquisa, além de encontrar a hipótese:

Relação de causa e efeito
Relação de causa e efeito

No nosso caso temos essas três variáveis acima, a causa, o efeito e a hipótese.

Análise bidimensional no TCC

Após termos tudo isso definido, o próximo passo é listar os pilares do letramento:

Pilares do letramento
Pilares do letramento

Lembrando que existem diversos outros pilares, porém, utilizaremos apenas esses como fim de ilustração.

Após separarmos os pilares, realizaremos um cruzamento de ideias com o objetivo de ver qual q influência de cada pilar:

Análise bidimensional
Análise bidimensional

Observe que cada informação é cruzada entre si e sofre uma influência. Se a pessoa tem uma leitura crítica, automaticamente ela pode ter uma influência crítica em sua profissão e por aí vai.

LEIA TAMBÉM:  Série Resultados TCC - Como Fazer os Resultados de TCC Passo a Passo

Após fazer todo o cruzamento de variáveis e informações, será necessário criar umas frases que relatam as influências da causa no efeito:

Frases retiradas da análise bidimensional
Frases retiradas da análise bidimensional

Viu o tanto de coisa que conseguimos descobrir somente fazendo uma simples análise bidimensional? Com essa tabela você conseguirá ver o resultado do TCC muito antes de chegar nele, incrível né?

Sabe o que é muito incrível também? O Monografis, nosso orientador digital! Com o Monografis você poderá realizar este tipo de técnica com muito mais facilidade e da forma correta, de acordo com as normas ABNT. Incrível não é mesmo?

Caso queira conhecer o Monografis, clique no botão abaixo:

Clique e conheça o Monografis
Clique e conheça o Monografis

Concluindo

Prever os resultados do TCC é algo que pode ser uma mão na roda para o seu desenvolvimento durante o trabalho e com a análise bidimensional do tema isso é extremamente simples de fazer.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

RODRIGUES, Horácio Wanderlei; JUNQUEIRA, Eliane Botelho. Ensino do direito no Brasil: diretrizes curriculares e avaliação das condições de ensino. [S. l.]: Fundação Boiteux, 2002. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Ensino_do_direito_no_Brasil/T1ZNAQAAIAAJ?hl=pt-BR&gbpv=0&bsq=tema%20tcc. Acesso em: 26 mar. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange