Alunos com dificuldade em escrever e redigir – Como resolver?

Compartilhar:

Alguns dias atrás, uma aluna me disse que era coordenadora em uma instituição e que os alunos dessa instituição, todos no ensino fundamental e médio, tinham muitas dificuldades para escrever, redigir e construir textos. Por isso, aqui vai uma dica rápida de como resolver este problema.

Alunos com dificuldades para escrever

A primeira coisa que devemos entender é que este problema não é exclusivo de uma determinada região, mas sim, do Brasil inteiro. Muitos alunos chegam no ensino superior sem nem mesmo saber construir um texto dissertativo-argumentativo.

O texto dissertativo-argumentativo – desenvolve uma tese, um conceito. Com forte valor opinativo (argumentativo) o autor deixa clara a sua posição em relação ao assunto, procurando fazer com que seu ouvinte/leitor aceite e acredite em seus argumentos. (BONAMIN, 2009).

Para uma correção deste problema, sugiro duas coisas que podem auxiliar:

  • Implantação de projetos de escrita acadêmica – Para você que é professor (a), sugiro que assim que os alunos cheguem em suas mãos, busque implementar junto com os outros professores de português, projetos que incentivam a escrita acadêmica, assim, os alunos treinarão a escrita desde cedo, chegando mais preparados nos níveis superiores;
  • Incentivo à leitura – Incentive à leitura dos alunos, quem sabe ler, tem grandes chances de saber escrever com qualidade, afinal, leitura é conhecimento. Portanto, busque sempre incentivar a leitura dos seus alunos, seja com projetos, brincadeiras, etc.

Esses são 2 pontos fundamentais que podem auxiliar a corrigir este problema, com muito acompanhamento e dedicação tanto dos alunos, quanto dos professores, o número de alunos despreparados diminuíra bastante.

LEIA TAMBÉM:  Gratidão - Depoimento da aluna Jordana sobre o Guia da Monografia

Concluindo

Vimos que incentivar a escrita e a leitura é o caminho para resolver problemas com alunos que não conseguem escrever e construir um texto de forma correta, esse incentivo deve vir não só dos professores, mas também, de familiares e da instituição de ensino como um todo.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

BONAMIN, Márcia Costa. Fundamentos Do Texto Em Língua Inglesa I. Curitiba – PR: IESDE BRASIL SA, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=suAYNMFKaugC. Acesso em: 18 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário