9 perguntas que um artigo científico deve responder!

Compartilhar:

Professor, como eu sei se meu artigo científico está atendendo a todos os requisitos? Muitos alunos tem dúvidas sobre a qualidade de seus artigos científicos, portanto, a nossa colaboradora Janaína Guidolini, irá nos mostrar 9 perguntas que devem ser respondidas em um artigo científico.

As 9 perguntas a serem respondidas em um artigo científico

Conseguindo responder essas perguntas a seguir, você terá uma base excelente para saber se seu artigo científico está ou não dentro dos conformes. Obviamente, existem outros pontos a serem analisados, porém, só de ter essas perguntas respondidas, já terá um grande avanço.

Pergunta 1: Resumo

Seu resumo será nada mais do que uma breve explicação do que foi feito no trabalho. Conte em poucas palavras qual foi a metodologia utilizada, como vocês fizeram o trabalho, etc.

Como o próprio nome já diz, é um resumo, então resuma o máximo que conseguir, de forma concisa e suscinta, trazendo apenas a essência do trabalho. Pergunte-se, se você fosse um leitor, conseguiria saber do que se trata o seu trabalho apenas pelo resumo? Se sim, ele está correto!

Pergunta 2: Introdução

A introdução, diferentemente do resumo, é uma parte mais longa do seu trabalho. Vamos imaginar que no resumo você tenta convencer a pessoa, de forma breve, a seguir lendo o seu trabalho. Já na introdução, você vai continuar tentando convencer a pessoa a isso, porém, de uma forma mais detalhada.

Na Introdução, você vai apresentar seu tema de pesquisa, ou seja, o que você escolheu para estudar. Apresente um panorama geral do assunto até chegar ao recorte que você fez. (MASSI, 2018).

Qual o seu problema de pesquisa? Essa é a pergunta a ser respondida na sua introdução. O problema de pesquisa é quem vai definir todo o escopo e como vai andar o artigo científico, portanto, ele precisa estar muito bem definido para não haver erros.

LEIA TAMBÉM:  Estudo de caso - O que acontece se usar minha empresa

Caso queira saber como definir o seu problema de pesquisa de forma correta. Clique no link a seguir e defina o problema de pesquisa sem erros.

Pergunta 3: Revisão de literatura

O que já foi falado sobre isso? Essa é a pergunta chave a ser respondida na sua revisão de literatura. Nela, você abordará tudo que já foi falado na literatura mundial sobre o tema que está sendo abordado em seu artigo científico.

Usando citações e referenciando os autores de forma correta, mostre o que já se sabe sobre esse tema. Como o próprio nome já diz, é uma revisão da literatura existente.

Pergunta 4: Metodologia

De que forma você resolveu o problema? A metodologia nada mais é do que explicar para o leitor de que forma você conseguiu resolver o seu problema de pesquisa. Quais métodos foram utilizados, foi feita pesquisa de campo ou não, etc. Conte detalhadamente como chegou à solução do problema.

Pergunta 5: Resultado

Quais foram as suas descobertas? Um artigo científico tem como principais objetivos resolver um problema e consequentemente descobrir algo novo. Por isso, nos resultados você contará ao leitor quais descobertas foram feitas através do seu artigo.

Pergunta 6: Discussão

O que essas descobertas significam? Na discussão você irá dissertar sobre o significado das descobertas feitas para a sociedade e para a sua comunidade acadêmica. Você descobriu isso? Ok, mas o que isso significa?

Basicamente é disso que se trata a discussão, uma dissertação de suas descobertas analisando o papel que elas terão na sociedade, se terão um impacto regional ou um impacto mundial, etc.

Pergunta 7: Agradecimentos

Quem te ajudou? Como o nome já diz, nos agradecimentos você irá agradecer a quem te ajudou durante o processo. Ninguém faz um artigo científico completamente sozinho, portanto agradeça, seja a um professor, um amigo ou uma pessoa que você não conhecia, mas que recebeu ajuda dela.

LEIA TAMBÉM:  Como é a Estrutura do TCC, Artigo Cientifico ou Monografia

Pergunta 8: Referências

Quais fontes você citou? As referências são, provavelmente, a parte mais importante do seu trabalho, pois é lá que você dará os devidos créditos aos autores que tiveram suas obras utilizadas por você. Lembre-se que não referenciar um autor se enquadra em plágio e plágio é crime.

Portanto, tome muito cuidado, revise mais de uma vez todas as suas referências, verifique se os links utilizados estão funcionando, todo cuidado é pouco para as referências.

Caso queira conhecer mais sobre os tipos existentes de plágio e como evita-los, temos uma playlist no nosso canal do YouTube que conta sobre todos os tipos existentes de plágio, clique no link a seguir e será redirecionado para a playlist sobre Tipos de Plágio.

Pergunta 9:  Materiais suplementares

Você tem informações extras que precisam estar no artigo? Essa parte não é obrigatória, mas caso você tenha algum tipo de informação extra que pode entrar no seu artigo, coloque-a nessa etapa.

Concluindo

Essas foram as 9 perguntas que, se bem respondidas, significa que seu TCC está em um bom caminho. Preste bem atenção e todas e tome todo o cuidado necessário para evitar erros bobos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

MASSI, Fernanda. Como escrever um TCC: guia prático. [S. l.]: Letraria, 10 dez. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=yyyRDwAAQBAJ. Acesso em: 25 dez. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange