4 dicas para evitar ser um aluno estrela

Compartilhar:

Será que você foi um aluno estrela durante toda a sua vida e nunca percebeu? No artigo de hoje o professor Danilo Mota vai abordar esse tema e mostrar o tipo de aluno que você não deve ser!

O que é um aluno estrela?

Aluno estrela é aquele famoso aluno que se acha a “última bolacha do pacote” e trata todos os examinadores da banca com uma certa arrogância, não aceita críticas e tenta se mostrar superior a tudo e todos durante todo o processo de desenvolvimento e apresentação do TCC.

Abaixo, falarei 4 dicas de como não ser esse tipo de aluno.

Seja humilde

A primeira dica de hoje é humildade, seja humilde, se coloque na posição de avaliado o tempo todo. Os examinadores não estão na banca atoa, todos eles são professores muito bem conceituados e preparados para fazer a sua avaliação.

Portanto, seja humilde, aceite as críticas e sugestões, dê espaço para outras ideias, não se acha superior a ninguém, nem mesmo aos seus colegas de apresentação. É essencial que você seja autoconfiante.

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Se você tem confiança em si mesmo, não precisa de mais nada. A autoconfiança é algo percebido pelos outros. (EDIÇÕES LEBOOKS, 2014)

Porém, a autoconfiança é totalmente diferente de ser arrogante com as outras pessoas presentes.

Seja educado

Já presenciei diversos casos de pessoas que ao chegarem pra apresentação e se quer cumprimentaram os professores examinadores. Portanto, não cometa esse erro.

LEIA TAMBÉM:  O tema do TCC pode ser diferente do estágio?

Seja educado com todos, cumprimente um por um, agradeça a eles por terem disponibilizado um tempo de suas vidas para te avaliar, seja uma pessoa agradável e tenho certeza que isso te ajudará bastante e causará uma excelente primeira impressão.

Aceite críticas

Sempre aceite as críticas dos examinadores de mente aberta, por mais que não concorde com elas, aceite-as e tente enxergar o que o examinador está tentando te dizer.

Lembre-se sempre que a banca não está ali pra te humilhar e destruir o seu trabalho, mas sim para deixa-lo melhor e contribuir com críticas construtivas.

Todos os examinadores são mais experientes que você e por isso, deve aceitar as críticas de mente aberta.

Caso queira fazer alguma ponderação, espere a sua hora de falar e faça de forma educada, respeitando sempre o examinador.

Se mantenha dentro do escopo do seu trabalho

Busque sempre se manter dentro do escopo e do objetivo do seu trabalho, caso algum examinador faça alguma pergunta que foge disso, busque ajuda com seu orientador e tente readaptar a pergunta para o escopo de sua pesquisa.

Nunca fale do que não sabe, pois isso pode acabar te prejudicando e diminuindo a sua nota.

Concluindo

Já teve ou conhece alguém que teve uma atitude de aluno estrela? Agora você já sabe o que fazer para isso não se repetir. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referencias

EDIÇÕES LEBOOKS (ed.). Fortaleça sua autoconfiança em 10 etapas. 1. ed. São Paulo – SP: LeBooks Editora, 2 nov. 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=foiNBQAAQBAJ. Acesso em: 9 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário