3 técnicas de xadrez para destravar a escrita do TCC

Compartilhar:

Já imaginou que 3 técnicas de xadrez podem te ajudar para o resto da sua vida? No artigo de hoje vou lhes mostrar 3 técnicas que utilizo no xadrez e que serão essenciais para o desenvolvimento do seu TCC e em tudo na sua vida.

Entenda as regras do jogo

A primeira técnica é conhecer as regras do jogo, no xadrez, se você não conhece as regras de movimentação de cada peça, nunca irá conseguir desenvolver o seu jogo de uma maneira boa.

O jogo de xadrez é um esporte intelectual. E, ainda, uma arte: pode criar beleza — em partidas e problemas que produzem, no enxadrista, a emoção estética. E como responde a regras, leis e situações, cuja pesquisa e estudo norteiam os jogadores lhes dão maior domínio no jogo — o xadrez é, também, uma ciência. (BECKER, 2002).

Isso serve também para o TCC, se você não conhecer as regras do seu TCC, as normas da sua faculdade, as normas ABNT, etc. Você nunca irá conseguir fazer um TCC de qualidade e provavelmente irá travar em uma etapa do processo.

Portanto, pesquise as regras, busque conhecimento, entenda sobre aquilo que você está fazendo e assim ficará tudo mais fácil para o desenvolvimento fluir da melhor maneira.

Conheça, principalmente, as normas ABNT, pois isso irá ser necessário não só no seu TCC como em todo e qualquer tipo de trabalho acadêmico que for fazer.

Entenda os princípios

A segunda regra é entender os princípios do jogo, o xadrez é dividido em 3 etapas, início, meio e fim de jogo. O início é a parte onde é feita a abertura do jogo e o posicionamento das peças, portanto não é a hora onde você vai atacar diretamente o adversário, expondo o seu rei.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar Uma Justificativa do TCC Com Apenas 4 Perguntas

Isso serve também para o TCC, entenda os princípios da monografia, você não pode fazer um TCC sem saber o que é o início, o desenvolvimento, o referencial teórico, etc. Tudo isso são princípios da monografia e precisam ser compreendidos para um bom desenvolvimento da mesma, caso contrário, ficará muito mais difícil para você.

Portanto, isso serve para tudo no TCC, entenda o conceito de cada princípio e qual é o objetivo dele em seu TCC.

Saiba errar fácil

A terceira e última dica é saber errar rápido. Mas como assim professor? Errar rápido? Exatamente, no xadrez para você ir progredindo, precisa saber errar rápido, mas o que isso significa exatamente?

Todos sabemos que ninguém sai acertando tudo de primeira não é mesmo? Portanto, se você não aprender a errar rápido e tentar de novo, nunca vai existir progressão no seu jogo.

Isso se encaixa perfeitamente no TCC, eu vejo muitos alunos que querem fazer um TCC e acertar tudo de primeira, com medo de errar. Por isso te digo, não tenha medo do erro, só atingimos a perfeição se errarmos algumas vezes e corrigirmos esses erros.

Portanto, durante todo o processo, você irá mandar o seu projeto para o orientador e ele vai te devolver com uma série de correções, por isso, não se assuste, isso será extremamente comum durante o desenvolvimento do seu TCC.

A cada etapa avançada no processo de desenvolvimento, irão aparecer mais e mais erros para serem corrigidos por você.

Concluindo

Viu como 3 técnicas utilizadas no xadrez podem ser essenciais na sua vida? Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Plágio clássico e tipos de plágio - #01

Referências

BECKER, Idel. Manual de xadrez. 1. ed. São Paulo – SP: NBL Editora, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=2fhgiEiZhWcC. Acesso em: 12 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário