3 etapas da Análise Qualitativa que você precisa entender antes de começar!

Compartilhar:

Na explicação de hoje, falaremos sobre como fazer uma Análise Qualitativa dos dados, você já tem tudo nas mãos. E agora irei ensinar como fazer a Análise da forma correta pro seu TCC. Dividirei essa explicação em 3 etapas básicas de como se fazer uma Análise Qualitativa.

Redução de Dados

Sobretudo, a redução de dados tem base na abstração, e a abstração é basicamente você saber filtrar o que é realmente essencial para o seu objetivo. Como assim? Existem muitas pessoas que ao fazer o TCC, colocam um grande volume de dados que não tem nada a ver com o objetivo do TCC, gerando um excesso de dados desnecessários.

A idéia de análise sugere transformação. Você começa com alguma coleta de dados qualitativos (muitas vezes, volumosa) e depois os processa por meio de procedimentos analíticos, até que se transformem em uma análise clara, compreensível, criteriosa, confiável e até original. (GIBBS, 2009, p.16)

Assim também, muitos alunos me perguntam, “Professor, devo colocar todos os gráficos e todas as tabelas que eu analisei?”. A resposta é não! A redução dos dados é um passo obrigatório e essencial pro seu TCC ficar da melhor forma possível.

Apresentação

Em suma, o primeiro passo da apresentação é saber como que ela será feita. Você vai fazer como? Com gráficos, textos, tabelas… Existem programas que facilitam na hora de fazer a apresentação, ajudando na montagem das tabelas e gráficos pra você. Porém recomendo que você mesmo faça para a garantia de um resultado de melhor qualidade.

Dessa forma, caso tenha dúvida de como fazer essas tabelas, entre no nosso canal no YouTube que lá foi ensinado a como fazer alguns exemplos.

LEIA TAMBÉM:  Os Resultados do TCC Estão inconclusivos, e agora?

Conclusão e Verificação

Na conclusão, deverá ser feita a sua revisão bibliográfica. Portanto, é agora que você vai fazer a sua revisão literária, pegando os fundamentos e cruzando com os resultados que você encontrou. E por que chamamos de  conclusão e verificação?

Trabalho com análise e desenvolvimento de sistemas e sempre falo com os alunos que a parte mais importante do projeto é o teste de verificação. Então você deve por obrigação, verificar todos os dados que colheu pra ter certeza que não irá falar bobagem e nem apresentar nada errado para a banca.

Interpretação

Muitos livros colocam a interpretação juntamente com o resultado qualitativo, o que não está errado, pois ambos são praticamente a mesma coisa. Na interpretação você deve encontrar sentido, como assim?

Assim, você deve pegar o resultado da sua pesquisa e correlacionar com o seu problema e o seu objetivo geral, é importante que nessa última parte você faça isso, volte onde está o seu problema e faça a interpretação com base nele.

Concluindo

Portanto, essas são basicamente as etapas necessárias para a realização de uma análise qualitativa dos dados de forma correta. Assim podendo seguir essas etapas, terá uma garantia de um bom resultado no seu TCC.

Referencias

GIBBS, Graham. Analise de dados qualitativos:: Coleção Pesquisa Qualitativa. 1. ed. São Paulo -SP: Bookman Editora, 2009.

Compartilhar:

Deixe seu comentário