As 11 características de um TCC excelente

Compartilhar:

Professor, quais características o meu TCC precisa ter para ser considerado bom? Hoje a nossa colaboradora Janaína Guidolini, nos mostrará 11 características de um TCC excelente. Basicamente são 11 dicas básicas do que seu TCC deve ter para ser considerado bom.

11 características de um TCC excelente

Antes de irmos direto ao ponto, lembre-se que essas são apenas 11 das dezenas de características que o seu TCC precisa para ficar classificado como excelente. Portanto, não se apegue somente as que vamos citar hoje, busque mais conhecimento além, no nosso canal do YouTube, temos uma playlist de Dicas de TCC, entre lá para ter acesso a mais de 30 vídeos.

1 – O título precisa transmitir o objetivo do TCC

O título do TCC é a primeira coisa que o leitor vai ter acesso, portanto, se ele não transmitir o objetivo do seu TCC, dificilmente o leitor terá interesse em continuar a leitura do seu trabalho. Trabalhe firme nisso, pois a primeira impressão é a que fica.

2 – O problema de pesquisa deve ser significativo

O TCC deve propor a resolução de um problema real e não de algo imaginativo. Sendo assim, procure um problema que realmente ocorra na sua área de atuação e proponha estudar como resolvê-lo, completamente ou até mesmo parcialmente. O importante é que seja um problema significativo.

A formulação de um problema de pesquisa é algo mais que a elaboração de qualquer pergunta. Exige uma compreensão satisfatória do tema para uma interpretação crítica. Espera-se que a formulação do problema seja o enunciado de um interesse fomentado pela observação da realidade e de sua complexidade. (MERTENS et al., 2007).

3 – Toda a estruturação do TCC deve estar conectada

Não adianta fazer um TCC com 50 capítulos se nenhum deles possui conexão um com o outro. Por isso, busque escrever o seu TCC de forma que os capítulos, parágrafos, tópicos e tudo que faz parte do desenvolvimento esteja conectado de forma concisa e harmônica.

LEIA TAMBÉM:  Por que a história do TCC em blocos vai mudar a sua vida?

Ponha na cabeça que nem todas as pessoas que vão ler o seu TCC possuem conhecimento da área, ou seja, quanto mais fácil se torna a leitura para quem é leigo no assunto, melhor é.

4 – Sua revisão de literatura deve apresentar argumentos críticos e avaliativos

O seu TCC deve conduzir o leitor a elementos e argumentos críticos e avaliativos que apresentam o porquê e como o seu estudo deve ser conduzido, ou seja, veja a revisão de literatura como uma ferramenta que fará com que um leitor leigo consiga se inteirar com a proposta e o assunto do estudo de forma crítica e avaliativa, mas ao mesmo tempo, simples.

5 – A metodologia do trabalho deve ser escrita de forma reproduzível

Toda a metodologia do seu trabalho deve ser escrita de uma forma que uma pessoa leiga consiga reproduzi-la e até mesmo pessoas de outra área de atuação consiga reproduzir em seus respectivos seguimentos.

Tente entender que o TCC deve ser sempre algo útil para a sociedade, então, qual o sentido de escrever uma metodologia que só funciona em sua realidade?

6 – A discussão do trabalho deve ser disciplinada e sem exageros

A discussão dos resultados nada mais é do que a interpretação dos resultados que você obteve baseado em outros estudos da literatura científica. Porém deve-se atentar ao exagero no uso da escrita especulativa, como assim?

Não é bem vista uma discussão de resultado que não apresenta fatos concretos e fica só na especulação. Por exemplo, “Pode ser…” , o uso da expressão “pode ser” traz um teor especulativo a escrita, passando um ar de incerteza para o leitor.

7 – As conclusões do TCC precisam ser bem elaboradas e convincentes

A sua conclusão deve ser convincente e elaborada de uma forma que esteja em plena harmonia com todo o resto do trabalho. Afinal, é na conclusão que você dará as considerações finais sobre tudo que foi decorrido durante o desenvolvimento inteiro.

É na conclusão que o leitor vai saber se o estudo alcançou o objetivo que foi proposto no começo do desenvolvimento, por isso, essa etapa tem toda uma importância e precisa ser muito bem convincente e elaborada.

8 – Os principais conceitos utilizados no decorrer do trabalho devem ser bem definidos

Começar um trabalho utilizando um conceito técnico para se referir a algo e no meio dele utilizar outro conceito para se referir a mesma coisa não é nem um pouco adequado. Voltamos a questão de que nem todo leitor é da área e que essa prática pode acabar confundindo leitores leigos no assunto.

Portanto, se você utilizou uma palavra técnica para um significado específico, mantenha o uso dessa palavra até o final do trabalho, assim, não correrá o risco de confundir o leitor e ainda manterá o padrão do trabalho.

LEIA TAMBÉM:  Como Eu Fiz o Problema de Pesquisa Em 3 Etapas

9 – Revise a escrita

Revisar a escrita é tão importante quanto escrever o trabalho de fato e não serve somente para revisão do inglês, mas também, do português. Uma dica que dou é procurar ajuda de um profissional da área de língua portuguesa para que ele faça uma revisão geral.

Ter um trabalho bem escrito e sem erros de português contam muitos pontos com a banca e com certeza é um excelente cartão de visitas para quem está lendo.

10 – Escrita elegante, precisa e econômica

Muitos alunos cometem o grande erro de ser prolixo na escrita de texto, aquele famoso “encher linguiça” enquanto está escrevendo o TCC com o pensamento de que quanto mais escrever, melhor. Porém, esse pensamento é totalmente equivocado e pode acabar te prejudicando.

Ter uma escrita precisa e econômica nada mais é do que escrever apenas o necessário, nem menos e nem mais do que o necessário. Escrever de menos te prejudicará tanto quanto escrever de mais. Portanto, busque a precisão na escrita, escrevendo somente o que é preciso para o bom desenvolvimento do trabalho.

11 – Preste atenção na forma que apresentará os seus resultados

A forma que os resultados serão apresentados deve ser altamente autoexplicativa, como assim? O leitor ao olhar uma figura ou uma tabela dos seus resultados, ele deve entender de cara o que aquilo significa e qual o objetivo daquela figura ou tabela.

Não faça o leitor pensar demais, torne tudo o mais fácil possível para quem está lendo e a leitura do seu trabalho se tornará algo muito mais agradável de se fazer.

Concluindo

Essas foram 11 dicas essenciais para um TCC excelente. Tem alguma dica aí que você já sabia? Deixe sua opinião nos comentários! Caso queira mais dicas rápidas para o seu TCC, acesse a playlist de Dicas de TCC no nosso canal no YouTube.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

MERTENS, Roberto S. Kahlmeyer; FUMANGA, Mario; TOFFANO, Claudia Benevento; SIQUEIRA, Fabio. Como Elaborar Projetos de Pesquisa: Linguagem E Método. [S. l.]: FGV Editora, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=O-kzGOOzh70C. Acesso em: 12 jan. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange