Tópico Frasal do Capitulo de TCC blindado contra PLAGIO!

Compartilhar:

No momento de trabalhar a argumentação de sua monografia, você provavelmente deve se perguntar como deve organizar suas ideias. Conhecer estratégias para elaborar um bom Tópico Frasal do Capitulo de TCC faz com que essa estruturação seja muito mais simples.

E um dos principais fatores para a elaboração de um Tópico Frasal do Capitulo é evitar que ocorra plágio. Isso porque é muito comum que alunos se baseiem demais na escrita de seus autores de fundamentação e cometam deslizes.

O que define um bom Tópico Frasal do Capitulo de TCC

Um tópico frasal é, basicamente, o conceito central que será discutido durante o capítulo em questão. Ele introduz a ideia central que será discorrida a seguir pelo parágrafo, e, se for o primeiro, define a ideia central do capítulo.

Como tem um alto teor de fundamentação, é interessante que o tópico frasal sempre introduza seu capítulo. Isso garante maior fluência ao texto e organização de ideias:

O tópico frasal pode ser explicitado logo no início do parágrafo, garantindo maior clareza e coerência ao texto e facilitando a leitura. Nesse caso, ele se dá através de uma declaração inicial – uma afirmação ou negação que será seguida de explicação, fundamentação, exemplos, evidências, etc.

Por isso, para estruturar um bom Tópico, o ideal é que você primeiramente leia o documento que funciona como sua base teórica. Feito isso, identifique os aspectos cruciais do texto e destaque-os.

Ao reproduzir os aspectos cruciais da teoria, com o acréscimo de citações e bases firmes no início de um parágrafo, você introduz o capítulo de maneira concisa. Isso significa que, introduzida a teoria, você pode se valer do resto do parágrafo para discorrer a respeito.

Como garantir um Tópico Frasal do Capitulo de TCC livre de plágio

Como o tópico frasal se baseia fortemente em teoria. É comum que ocorram plágios acidentais por quem se baseia demais na escrita da teoria. Sendo assim, é fundamental ter atenção redobrada nesse momento da escrita, como nos exemplos a seguir.

Digamos que eu esteja lendo um texto sobre desenvolvimento de softwares e seus fundamentos. Ao invés de diretamente escrever o parágrafo, primeiramente faço a leitura completa do material, marcando o que foi importante.

Feita a leitura e a marcação, agora me volto à escrita, fazendo uso de minha memória, sem consultar o material. Para anotar o que me lembro como importante. Só depois dessa etapa consulto o material, acrescentando citações para basear melhor minha dissertação.

Dessa maneira, não ocorre o plágio acidental, já que você está discorrendo o texto com sua própria autoria com base no que aprendeu. Com a segunda leitura, você reforça o embasamento teórico com uma situação, complementando sua autoria.

Conclusão

Um bom Tópico Frasal do Capitulo de TCC introduz o tema que será discorrido no capítulo de forma teórica. Fazer isso de forma eficiente é simples: é só fazer uma leitura cuidadosa de seu material teórico e discorre-lo da memória, para garantir sua autoria.

Após feita essa introdução, é só retornar ao material e reforçá-lo com palavras da autoridade utilizada para pesquisa. A mescla de autoria com base teórica deixa seu Tópico do Capitulo de TCC conciso, adequado e livre de plágio.

Compartilhar: