PROFESSOR CRIA SOFTWARE ORIENTADOR DE TCC A PROVA DE FALHAS

Compartilhar:

O professor universitário Douglas Tybel de uma faculdade do norte do Espirito Santo desenvolveu um Software Orientador de TCC para seus próprios alunos a fazerem desde artefatos mais comuns como artigos científicos e TCC a outros mais complexos como Dissertações e Teses.

O propósito inicial é que por meio desse Software denominado Monografis, os estudantes possam confeccionar seus próprios trabalhos sozinhos de forma rápida e sem depender exclusivamente do Orientador. A promessa vai mais longe, já que a ideia do criador é que o Software faça o trabalho de um Orientador de TCC, isso porque o Monografis é capaz de ir orientando passo a passo o que o aluno deve escrever em cada tópico da sua pesquisa. O criador promete que os Orientadores terão papel importante para a produção do artefato, já que poderão focar nos aspectos mais importantes da pesquisa, desse modo, em teoria seriam produzidos trabalhos de qualidade superiores.

Faz quase um ano que Douglas Tybel disponibilizou seu produto para todo o Brasil e desde então pessoas dos quatro cantos do país estão conseguindo excelentes resultados e sem perder noites de sono. Sendo essa uma das principais metas que o professor desejou alcançar.

Boa tarde a todos do Guia da Monografia. É com muita alegria que compartilho com vocês a minha nota final do TCC que foi 9,5. É muito simples seguindo as dicas do Monografis Software Orientador de TCC e do Douglas, consegui terminar meu TCC e fazer uma apresentação maravilhosa, tranquila, sem stress nenhum. Valeu Douglas Tybel pela ajuda. E colegas, não desistam, sigam as dicas que vai dar tudo certo. Deysiane Rangel

Casos reais de alunos que usaram o Software Monografis para obter uma orientação extra e se deram muito bem!

1. COMO FUNCIONA A ORIENTAÇÃO DO SOFTWARE?

O Software Orientador de TCC Monografis tem seu algoritmo baseado em seletos livros com técnicas de dissertação de alto nível. Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, Branca (GRANATIC) tem sua técnica de dissertação também incorporada no software. O (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) também constitui a base de técnicas do Monografis, já que sua fonte de dados conta com modelos de Montagem de texto e articuladores textuais para introdução, desenvolvimento e conclusão. O Douglas Tybel criador do Software Orientador de TCC é um professor de Faculdade que ao desenvolver esse software fez questão de encapsular todas as melhores técnicas de dissertação a ponto de atender desde simples trabalhos acadêmicos, artigos, TCC até mesmo artefatos mais complexos como Dissertações de Mestrado e Teses.

Nossa equipe teve acesso à orientação desses articuladores, de modo que os dois parágrafos seguintes foram escritos com base nas técnicas ensinadas, por todas essas razões você perceberá que os dois parágrafos tem exatamente o mesmo conteúdo, porém usando articuladores diferentes o que concedeu aos parágrafos a impressão de textos completamente distintos e escritos por profissionais.

Pode-se dizer que todas as técnicas e esquemas de dissertação foram divididos em blocos, nesse contexto, fica claro que o aluno faz parte por parte de forma que ao final o capitulo se completa e o aluno aprende muito mais. O mais importante, contudo é constatar que essa forma de escrita mesmo feita por milhares de pessoas foge aos olhos do plagio. Não é exagero afirmar que não se plagia articuladores, mas sim ideias de autores. Em todo esse processo, ocorreu que essas técnicas estão presentes em milhares de livros já publicados no mundo todo e mesmo assim não é notado pelos leitores. Assim preocupa o fato de que isso parece até bom de mais para ser verdade, isso porque a ideia de um Orientador de TCC online parece mesmo surreal.

Conforme verificado todas as técnicas e esquemas de dissertação foram divididos em blocos, trata-se inegavelmente que o aluno faz parte por parte de forma que ao final o capitulo se completa e o aluno aprende muito mais. Seria correto dizer que essa forma de escrita mesmo feita por milhares de pessoas foge aos olhos do plagio. Assim, reverte-se de particular importância que não se plagia articuladores, mas sim ideias de autores. Sob essa ótica, ganha particular relevância que essas técnicas estejam presentes em milhares de livros já publicados no mundo todo e mesmo assim não é notado pelos leitores. Diante do exposto, então preocupa o fato de que isso parece até bom de mais para ser verdade, isso porque a ideia de um Orientador de TCC online parece mesmo surreal.

Os parágrafos acima foram escritos usando as técnicas do Software Orientador de TCC e podemos perceber que o conteúdo é o mesmo, porém a forma de escrever eleva o nível do texto de forma incrível.

Na ilustração abaixo, podemos perceber o trecho da cartilha emitida pelo Ministério da Educação com diversas orientações como essa, articuladores usados nos parágrafos acima.

Figura 1 – Cartilha do Ministério da Educação

Podemos observar na ilustração da cartilha do Ministério da Educação que as setas indicam vários articuladores para desenvolvimento, vale considerar uma estrutura de como escrever corretamente. Tal principio deveria ser uma forma de estrutura de escrita com argumentos, chamada de articuladores, conforme explicado anteriormente.

O Monografis é um sistema online que serve para guiar os passos do estudante do resumo a conclusão do TCC, Artigo Cientifico, Monografia, Dissertações e Tese. Com rapidez e a prova de falhas. Verificamos com autor, inúmeros casos de alunos que chegaram perdidos ao seu Software Orientador de TCC e deram a volta por cima, tivemos acesso a vários vídeos depoimentos e e-mails arquivados de alunos com seus agradecimentos enviados ao Douglas Tybel. Portanto, fizemos questão de destacar um texto de um dos alunos:

“Testei e consegui em 2 dias fazer o TCC final com tão boa qualidade, que os doutores da faculdade não tiveram explicação.  É um ótimo investimento para o crescimento acadêmico e como pesquisador em qualquer área.” (Moisés Felix)

O que espantou nossa equipe foi ver de fato muitas pessoas que chegaram ao canal tão perdidas e desacreditadas tirando notas acima de 9 e muitos deles nota 10 em tão pouco tempo.

Para ter acesso aos principais vídeos de depoimentos, clique no link ao lado: DEPOIMENTOS DE ALUNOS QUE USARAM O SOFTWARE


Figura 2 – Depoimentos divulgados no canal Guia da Monografia, sobre o Software Orientador de TCC.

Essa ilustração acima mostra centenas de depoimentos publicados no canal do Youtube que divulga o Monografis, chamado Guia da Monografia. Nosso acesso foi muito mais aprofundado com a permissão que solicitamos para tal pesquisa, porém o leitor pode ter acesso aos depoimentos que estão publicados e disponíveis para todo visitante do canal.

Na ilustração abaixo podemos constatar como os blocos do Monografis orienta os alunos. Essa técnica é chamada pelo criador de TSAC que será abordada com detalhes mais para frente.

Software Orientador de TCC

Figura 3 – Esquema de dissertação n.º 1
Fonte: Livro de Branca Granatic – Técnicas básicas de redação: Pagina 80

No esquema de dissertação acima, fica claro como funciona a forma de escrita esperada pelos avaliadores da banca de TCC. Tal principio deveria ser ensinado em toda disciplina de metodologia de pesquisa da faculdade já que essa disciplina destina todo o foco a configuração das normas ABNT e debate-se a falta de orientação no quesito escrita dissertativa, visto que há cobrança dessa forma de escrita na defesa da pesquisa, de forma que prejudica muito mais o aluno do que os erros nas normas ABNT. Nesse sentido, há total atribuição as notas baixas e criticas da banca a escrita da dissertação da pesquisa e logo depois as configurações das normas ABNT. Outro fator que também pode ser considerado é a coesão que esses articuladores dão ao texto. Entretanto, a questão maior é: de que adianta um TCC dentro das normas ABNT sem uma escrita dissertativa? Há, evidentemente, um exagero estrondoso nesse tipo de avaliação, pois toda preocupação do aluno está focada nas normas ABNT. Estão certo em fazer isso, pois o foco inicial dos orientadores é riscar o que não está de acordo com as normas ABNT, por isso o discente gasta muito tempo nesse ponto e deixa a desejar na escrita.

Foi por esse motivo que juntamente com o software Monografis o aluno recebe um documento Word com todos os estilos configurados nas normas ABNT. Tudo que o aluno precisa saber fazer é marcar o texto e clicar no estilo. Por exemplo, uma citação direta, neste ponto, basta selecionar o texto e clicar no estilo “Citação direta” e o recuo será aplicado como mágica. O mesmo acontece com ilustrações, sumário e etc. Acreditamos ser uma ferramenta incrível na mão de um universitário. O pensamento que nos fez vislumbrar foi: Por que não fizeram isso na nossa época ?

2. SOFTWARE ORIENTADOR DE TCC DÁ CERTO COM QUALQUER TCC?

A partir do momento em que o discente toma conhecimento da propaganda do Monografis 2.0 nas mídias sociais, logo vêm à mente a seguinte pergunta: isso da certo para qualquer TCC?

Sob essa ótica ganha particular relevância o fato do Monografis 2.0 possuir uma base de orientação de qualquer tipo de TCC e tema que venham a ser escolhidos. Parece mágica, mas basta que seja apontado o tipo de categoria desejada no momento do registro.

Muitos alunos foram aprovados realizando:

  • Trabalhos acadêmicos
  • Artigos Científicos
  • Fichamentos
  • TCC / Monografia
  • Dissertação
  • Tese

Existem modelos de escrita para cada um dos itens acima.

3. SOU COMPLETAMENTE INICIANTE, ESSE MÉTODO FUNCIONARÁ PARA MIM?

Uma das questões mais levantadas pelos alunos é se esse método funcionará com eles, mesmo que não tenham nenhum conhecimento sobre o que é um TCC em si. Uma vez que a maioria é da primeira graduação e que nunca fizeram um projeto desse porte na vida.

Conta Tybel, que em sua vida muitos acadêmicos se queixam sobre essa dificuldade, pois são inexperientes e nem sequer sabem por onde começar a escrever. Com a intenção de resolver esse problema, o Monografis 2.0 foi criado de forma que possa orientar mostrando formas pré-moldadas de como escrever em cada parte.

Ao discípulo, portanto, resta apenas seguir os modelos. De forma que possa ter uma noção do que escrever em parágrafo, ao final, o próprio Monografis 2.0 organizará todos eles em um texto corrido, essa técnica se chama Escrita em Blocos.

4. POR QUANTO TEMPO PODEREI ACESSAR O MONOGRAFIS?

Apesar de uma parcela significativa de alunos acreditar que comprando o Monografis 2.0 só terão acesso por um determinado período de tempo. Existe um fundo de verdade nessa afirmação, todavia esse período corresponde do momento em que a compra é aprovada ao momento em que Douglas decidir encerrar o funcionamento do produto.

Não existem limitações no software, de forma que o grupo todo pode acessar simultaneamente sem impedimentos, inclusive um pode ver o que o outro modificou.

Junto com o acesso vitalício ao Software Orientador de TCC quem adquiri-lo terá direito a:

  • Curso completo ensinando a escrever um TCC no Monografis
  • Grupos fechados no Facebook e Whatsapp;
  • Base de arquivos no Dropbox;
  • Uma cartilha do Ministério da Educação com segredos para escrever de forma científica;
  • Um roteiro para apresentação TCC;
  • Infográfico com 80 erros gramaticais que você não pode cometer no TCC;

É preciso ressaltar que o acesso é perpétuo, para adquirir todo esse material. Parece mentira pela quantidade de bônus que acompanha esse software inovador.

5. QUAIS OS RECURSOS DO MONOGRAFIS ME AJUDARÃO A FAZER O TCC EM SEMANAS?

A partir do instante em que a compra é aprovada, é possível desfrutar de todos os recursos para escrever o TCC em semanas. Eles são:

  • Gerador de elementos;
  • Gerador de capítulos;
  • Gerador de sumário;
  • Assistente para escrita de capítulos;
  • Busca de livros na internet dentro do capítulo.

Todos esses Geradores indicam ao autor o que deve ser escrito em cada bloco, mostrando articuladores textuais e sugestões para proporcionar inspiração do que colocar em cada bloco. O próprio software indica como e quando cada pedaço deve ser escrito, onde cada assunto deve ser encaixado dependendo da necessidade. A única tarefa que ele não consegue fazer é padronizar no formato ABNT, visto que cada instituição segue suas próprias normas, para aprender mais sobre isso leia o artigo DESCUBRA OS MACETES PARA PADRONIZAR SEU PROJETO TCC NAS NORMAS ABNT.

O Gerador de Elementos, por exemplo, foi o que mais nos surpreendeu, pois nossa equipe pode simular um projeto de TCC completo em menos de 30 minutos. Lógico, tudo foi uma simulação, porém, mesmo assim é de se espantar.

A lógica do Gerador de Elementos é moldar a ideia do aluno de forma que ela fique bem estruturada e o próprio aluno entenda o que tem que fazer. Julgamos pertinente trazer a tona que no começo ficamos meios sem entender o que acontecia por trás, já que tudo segue a ideia de uma teoria, assim, ao final quando vimos o resultado ficou claro associar o que foi feito e reproduzir com outras ideias.

A figura abaixo mostra uma das etapas do Gerador de Elementos. Essa etapa, julgamos a mais importante, já que impulsiona as demais.

Software Orientador de TCC

Figura 4 – Recorte do Gerador de Elementos do Monografis

Veja nesse recorte do Gerador de Elementos e repare a direita onde existem lacunas para serem preenchidas com sua ideia, ao avançar vai percebendo como montar sua justificativa e problema em uma etapa. Nos deparamos com alguns bugs durante o teste, porém a equipe técnica foi acionada e nos respondeu em um tempo abaixo de 1 hora, mesmo seu prazo sendo estipulado 48 horas para retorno.

O Gerador de capítulos é outra ferramenta surreal, quando realizamos os testes seguimos a risca para ver o resultado e para nossa surpresa o texto ficou irrefutável, nossa redatora pôde constatar o alto nível de escrita daquele recurso.

Na ilustração abaixo mostra um recorte do Gerador de Capítulos. Da para verificar a orientação por blocos.

Software Orientador de TCC

Figura 5 – Recorte do Gerador de Capítulos do Monografis

Na figura do recorte do Gerador de Capítulos acima não mostra todas as lacunas, porém, a impressão que dá é de um orientador do seu lado dizendo o que o aluno tem que ir escrevendo no seu capitulo.

Outra ferramenta que presente no Monografis é o Gerador de Sumário, esse foi um dos mais simples de usar, porém não havíamos entendido sua finalidade. Depois de assistirmos a vídeo aula correspondente, entendemos que ele faz uma sugestão sobre quais são os capítulos do seu referencial teórico com base em algumas perguntas que faz para o aluno. Outra ferramenta sem igual e muito útil para quem está perdido nessa etapa.

Na figura abaixo podemos ilustrar o Gerador de Sumário para que se possa ter ideia do que estamos falando.

Software Orientador de TCC

Figura 6 – Gerador de Sumário do Monografis Software Orientador de TCC

A figura do Gerador de Sumário mostra bem as etapas que são duas. Na primeira parte se trabalha os pontos mais importantes do TCC com base no título do trabalho e na segunda etapa então é montado uma estrutura que é apresentada como sugestão ao aluno. A partir desse ponto o discente pode trabalhar essa estrutura sugerida, de forma que possa melhorar.

Chegamos então ao carro chefe do Software, onde é prometida uma orientação sobre cada estagio do TCC. Não é exagero afirmar que a metodologia de um TCC seja a maior das dores de cabeças dos alunos, assim preocupa o fato de além de escrever, o aluno precisa entender o que fez para se defender perante a banca. Nesse contexto, fomos no modelo de metodologia, para ver como seria a orientação. Para melhor entendimento é preciso ilustrar aqui com a figura abaixo:

Software Orientador de TCC

Figura 7 – Bloco 7 do modelo de Metodologia – Monografis

Veja na ilustração do modelo e Metodologia que os modelos são divididos em três divisões, a primeira destacada a esquerda por um retângulo são os blocos da metodologia. Pelo que constatamos, cada bloco exige que o aluno escreva menos de 10 linhas, por isso fica bem fracionado e simples de continuar. Já na seta superior indica a explicação sobre o que escrever no bloco e mais para baixo na mesma direção da para ver alguns exemplos do que escrever. A terceira seta no final da ilustração indica o espaço destinado para o texto que o aluno escreverá. Logo após da escrita de cada texto dos blocos sugeridos o Software junta tudo de forma que fica a metodologia completa.

O Assistente de blocos mencionado acima se assemelha muito a um orientador virtual. É importante destacar sua disponibilidade em tempo integral para ajudar na confecção do TCC podendo ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet. Devido sua característica online, só depende de um navegador e acesso a internet.

A maior dificuldade das pessoas que não tem tempo nem muitos recursos disponíveis para elaboração do TCC é achar bons livros que falem sobre os assuntos abordados. Entretanto, o que poucos sabem é que o próprio site da Google disponibiliza alguns exemplares de livros que podem ser visualizados gratuitamente através do Monografis 2.0. Existe uma ferramenta de busca dentro do próprio Assistente de blocos que faz o filtro adequado e redireciona para o Google, retornando ótimas fontes de embasamento. Para aprender a buscar conteúdo leia o artigo DESCUBRA O SEGREDO PARA ENCONTRAR CONTÉUDO E CITAR NAS NORMAS ABNT.

Nesse ritmo, é apenas uma questão de tempo, de pouco tempo para que tanto o projeto TCC quanto o TCC possam ser desenvolvidos. Com a ajuda de todos estes recursos encontrar conteúdo e molda-lo se torna bem mais fácil.

6. O QUE MEU ORIENTADOR VAI ACHAR DISSO?

Ao fazer uma análise sobre como os livros são estruturados, Tybel verificou que todos utilizam uma técnica milenar chamada TSAC. Ela consiste em estruturar os blocos em três partes onde uma sustenta a outra.

  • Tópico frasal;
  • Sustentação;
  • Argumentação;
  • Conclusão.

O tópico frasal é a oração que introduz a ideia inicial. A ideia que apresenta a promessa inicial do que será dito no parágrafo. Pode ser feita de três formas, com uma citação direta curta, com uma citação indireta ou com as próprias palavras do autor.

A sustentação é onde o estudante pesquisa por citações de livros ou pesquisas já concluídas. Nele o mesmo coloca uma citação para fortalecer sua tese, podendo ser direta com menos de oito linhas ou uma citação indireta.

A argumentação é um texto dissertativo do aluno. Onde discutirá o porquê daquele assunto ser tão importante. Ele pode optar por uma citação indireta ou uma citação direta curta.

A conclusão é o desfecho do que foi dito. Com isso em pensamento será possível analisar o exemplo a seguir onde cada uma das partes é mostrada com uma cor diferente:

Software Orientador de TCC

Em poucas palavras, a técnica TSAC é uma metodologia que muitos autores utilizam para estruturar seus livros. Os orientadores e a banca TCC já sabem que isso acontece, porém os alunos não, entrando em discordância por meses.

É importante ressaltar que essa técnica não é encontrada em livros de metodologia de pesquisa, mas em cima disso vem a questão: Onde podemos encontrar essas técnicas de escrita ? Finalmente a resposta para o aluno está nos livros que ensinam redação. Trata-se, certamente, de que a dissertação é uma forma de redação, assim sendo consta em pouquíssimos livros de metodologia.

Na ilustração abaixo, um trecho do livro de metodologia de Fonseca, que destinou alguns capítulos para explicar como redigir um TCC de forma correta.

Figura 8 – Estrutura de um texto – recorte do livro
Fonte: (FONSECA, 2012, p. 63)

No livro da Regina Célia Veiga da Fonseca é possível apontar com detalhes a técnica do TSAC. Na ilustração acima onde mostra a estrutura de um texto orientado pela autora, está claro no quadro o Tópico frasal como primeira etapa e a argumentação como segunda etapa. Dessa forma é possível concluir que a ordem relacionada ao argumento e sustentação não alteram a qualidade da estrutura. Assim sendo, você pode trocar, fazendo TASC, dessa forma ficando Tópico frasal, argumentação, sustentação e conclusão ou o orientado pelo Monografis que é o TSAC, sendo Tópico frasal, sustentação, argumentação e conclusão.

7. QUANDO CUSTA A LICENÇA DE USO DO MONOGRAFIS?

Desde nossos testes até a publicação desse artigo, se passaram seis meses e de lá pra cá o Software Orientador de TCC variou os valores, tentamos entender o motivo pelo qual o criado do Monografis faz isso e tudo que recebemos como resposta ao nosso e-mail foram que os principais motivos são: Impostos e custos de hospedagem com o servidor. Por todas essas razões parece que quando tem muito acesso congestionando o servidor, então é realizada uma migração para um novo provedor mais robusto e esse custo é agregado no software, por esse motivo, se dissermos o valor aqui é bem provável que estará defasado no momento em que o leitor estiver vendo esse artigo. Desse modo deixaremos um link para a pagina principal do Monografis, de forma que lá o estudante poderá assistir ao vídeo explicativo. Nos cabe portanto dizer que além de tirar todas as suas duvidas relacionada do Orientador do Futuro também saberá o preço atualizado nesse vídeo.

tcc, artigo ciêntifico, monografia, dissertação, tese

Figura 9 – Vídeo de apresentação do Monografis Software Orientador de TCC

Neste vídeo todos os aspectos desse novo Software Orientador de TCC serão apresentados ao aluno pelo próprio criador do Software Orientador de TCC Douglas Tybel.

RECAPITULANDO

Em resumo, o Software Orientador de TCC Monografis 2.0 foi criado com a intenção de ajudar aos alunos do professor Douglas Tybel com o TCC. Mas acabou virando uma febre na internet por vários motivos.

Qualquer pessoa pode utilizá-lo, uma vez que funciona para qualquer assunto TCC de qualquer faculdade. O que contribuiu para sua proliferação pelos quatro cantos do Brasil.

A maioria de seu público é constituído de pessoas que não sabem como fazer o TCC e/ou são iniciantes. Com o assistente de blocos, essas pessoas contam com a ajuda de um orientador virtual a hora que quiserem.

Permite acesso vitalício para seus clientes. Enquanto o Software Orientador de TCC existir, os clientes poderão acessá-lo de onde puderem e cada membro do grupo pode inserir informações nele para montar no final algo conciso.

Dispões de conhecimento para que o próprio estudante possa produzir o trabalho que levaria um semestre em apenas algumas semanas. Com a ajuda dos Geradores de Elementos, de Capítulos, de Sumario, Assistente de escrita de capítulos e pesquisa na internet a vida se torna bem mais fácil.

Por utilizar a técnica TSAC que se constitui em: tópico frasal, sustentação, argumentação e conclusão, dá a chance de escrever os capítulos na da mesma forma que os escritores frutificam livros. De maneira a evitar o círculo vicioso que se forma quando o orientador corrige, manda revisar e o pupilo não entende o erro.

CLIQUE AQUI  e Conheça o Monografis 2.0 Software Orientador de TCC. Faça seu TCC usando ferramentas que faz o trabalho pesado para você.

Se você gostou desse artigo e acha que ele te ajudou, deixe seu comentário.

Software Orientador de TCC, Desenvolvido por Douglas Tybel

Artigo Por: Jader Bastista Favero

BIBLIOGRAFIA

FONSECA, R. C. V. D. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. ed. Curitiva: IEDES Brasil, 2012.

GRANATIC, B. Técnicas básicas de Redação. 4ª. ed. São Paulo: Scipione Ltda, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ARTICULADORES TEXTUAIS. mec.gov.br, 2016. Disponivel em: <mec.gov.br>. Acesso em: 20 jul. 2016.

Compartilhar:
  • MICHELLE MORAES DE SOUSA

    Muito interessante o sftware

    • Olá Michelle,

      Obrigado! diz qual parte você achou mais interessante? assim posso te explicar alguns detalhes.

  • ALEX FREIRE

    obrigado

    • Olá Alex.

      você é bem vindo!
      Diz para gente qual parte você gostou mais para que possamos focar nisso nos próximos artigos.

  • Olá Professor Douglas,

    Não acreditei quando descobri que alguém teve uma ideia tão útil como o software Monografis.

    Eu tive MUITOS problemas com monografia na graduação principalmente em relação à escolha e na relação com o orientador. Não tive sorte e praticamente tive que me virar sozinho. A relação não era nada boa.

    E eu presenciei vários colegas passando pelo mesmo problemas.

    Mas não culpo o orientador, que muitas vezes está sobrecarregado com diversos orientandos, além das outras atividades docentes que precisa dar conta.

    Dessa forma, penso que o Monografis pode resolver esse problema que afeta milhares de universitários.

    Sem dúvidas eu trocaria uma orientação pessoal pela orientação de um software como o Monografis, que é capaz de fazer o acompanhamento do aluno passo a passo a qualquer hora e em qualquer lugar, com total disponibilidade.

    Também gostei muito do documento Word com todos os estilos configurados nas normas ABNT. É uma das ferramentas mais úteis do programa.

    Parabéns pela bela iniciativa que tem tudo para se tornar uma ferramenta facilitadora para alunos de todo o país!

    • Muito obrigado Gustavo, por diversas coisas.

      1 – Por parar um tempinho, voltar aqui e deixar um comentário tão rico.

      2 – Por reconhecer o ponto falho das academias que acabam sobrecarregando o orientador.

      3 – Por reconhecer o grande impacto positivo na educação, devido a produção de documentos mais profissionais.

      4 – Obrigado por seu aluno desse projeto e por apoia-lo. Isso não tem preço.

      Sinta-se convidado a gravar um pequeno vídeo depoimento pra gente, conte sua experiência. Você parece ser alguém que influencia as massas, isso vai ajudar muitos outros alunos.

      Obrigado!

      Douglas Tybel.

  • Douglas Tybel

    Entendo. Comecei gratuito, tive muitas despesas, se tivesse mantido gratuito, hoje isso nem existia mais. Então, esse pequeno valor é apenas uma contribuição para o projeto continuar vivo. Participe!