Sites Confiáveis para Pesquisa (NACIONAIS)

Compartilhar:

O advento da tecnologia está fazendo com que as bibliotecas tradicionais sejam extintas, dando lugar a novas fontes de informação. Porém, nem todas elas são confiáveis, uma vez que não está mais contida em livros, jornais e revistas impressos em massa. Para aprender a encontrar sites confiáveis para pesquisa, continue a leitura nos próximos capítulos.

Por esse motivo, muitos orientadores não aconselham a seus orientados a procurarem referências em mídias físicas, pois, uma vez que foram materializadas em grandes quantidades sua confiabilidade aumenta. Alguns pontos devem ser levados em consideração no momento da escolha de sites confiáveis para pesquisa como a fonte dos dados e o ano de sua publicação.

Inscreva-se no Canal  para não perder nada!

Sumário

  1. Classificação Qualis de confiabilidade dos artigos
  2. Confiabilidade das informações
  3. Fontes confiáveis
    1. Livros digitais para pesquisa
  4. Sites confiáveis 
  5. Recapitulando
  6. Bibliografia

Classificação Qualis dos artigos científicos

O aluno que cita qualquer site na internet está fadado a passar um aperto na banca de TCC. Uma banca montada por doutores e mestres não vai deixar barato uma citação de um site duvidoso, por esse motivo, saiba muito bem de onde tira seus embasamentos.

Já vi aluno usar citação de Tese do site CAPES e o trecho ser advertido por plágio, pois o aluno que fez a Tese possivelmente plagiou sem querer e por acaso passou na banca avaliado. Por esse motivo, se sua instituição, banda ou orientador forem rígidos, então é bom saber buscar informações confiáveis.

As revistas são catalogadas por Qualis (criterio de avaliação do MEC/CAPES) da seguinte forma:

  • A1 e A2 – Excelência internacional
  • B1 e B2 – Excelência nacional,
  • B3,B4 e B5 (relevância média)
  • C – baixa relevância

Você pode consultar as revistas avaliadas pelo MEC, no seguinte endereço: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/

Uma classificação B2 é muito boa para citação. O mais importante é perguntar para seu orientador se existe essa exigência.

Outro detalhe, todas as revistas listadas e avaliadas pela CAPES tem o ISSN. Não sabe o que é isso?

O ISSN – Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297.

O ISSN é composto por oito dígitos, incluindo o dígito verificador, e é representado em dois grupos de quatro dígitos cada um, ligados por hífen, precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN.

Exemplo: ISSN 1018-4783.

Confiabilidade das Informações

Não raro, torna-se conhecimento, por meio dos veículos de comunicação social, histórias extraordinárias, mas que no fundo são falsas. Muitas vezes a banca avaliadora percebe esse problema e pode penalizar o grupo. Para garantir que isso não vai acontecer, todas as opiniões dentro do TCC devem ser verídicas.

Uma ótima forma do de demonstrar a genuinidade de seu projeto TCC é através das citações. Com elas será possível afirmar o que é mencionado através de pesquisas já concluídas, podendo ser diretas, indiretas (PICCOLI, 2006).

Tudo que estiver escrito no corpo do TCC deve conter algum fundamento científico. Seja ele descoberto pelo próprio aluno ou por outro pesquisador, o segundo é mais indicado que seja por trabalhos ou sites confiáveis para pesquisa.

Existem regras sobre como confeccioná-las:

Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. Elas devem ser elaboradas de acordo com a NBR 10520: Informação e documentos – Apresentação. A falta de citação pode causar o plágio (FERRARI, MOREIRA e VALDERRAMAS, 2015, p. 48).

Realmente esse é um fato que requer cuidados, porque apresentar algo que não foi o próprio acadêmico quem produziu é arriscado se não for feito da forma correta. É preciso utilizar as citações para alegar o que terceiros já descobriram, sua falta acarretará em reprovação.

Vê-se por isso que durante o processo de montagem do TCC é necessário que o pupilo busque por obras já concluídas de outros. Fazendo isso a banca terá a certeza que as informações dele estão corretas.

Para aprender Como Citar nas Normas ABNT leia o artigo TIPOS DE CITAÇÕES – AS PRINCIPAIS VARIAÇÕES (VOCÊ SÓ PRECISA DESSAS).

Fontes confiáveis

É indiscutível que a “Geração Y” hoje possui uma quantidade muito grande de informação graças ao avanço da internet. Porém, boa parte dela é considerada de caráter duvidoso.

Alguns meios de comunicação, mesmo os mais tradicionais como revistas e jornais, podem trazer notícias incompletas. Por esse motivo elas devem ser investigadas (COVEY, 2008).

Determinados periódicos que levam conhecimento a população, às vezes, ostentam informes inconsistentes, sem fundamentos e antes do tempo mínimo de estudo para uma conclusão definitiva. Todavia, com alguns deles, as história é completamente diferente.

Livros Digitais para Pesquisa

Apesar de parcela significativa de a sociedade acreditar que só é possível ter acesso aos livros indo a uma biblioteca ou comprando, na verdade alguns sites confiáveis para pesquisa apresentam livros escaneados ou até mesmo livros digitais gratuitamente. A estes é dado o nome e e-book.

O significado de livros digitais é mostrado como:

[…] são recursos informacionais que não representam um conceito estabelecido. Se, num primeiro momento, eram arquivos gerados a partir de digitalização de obras impressas, em formatos estáticos, atualmente o mercado está sendo abastecido por edições que nascem e são concebidas no formato digital […] (SERRA, 2014)

Os livros digitais ou e-books são documentos na rede mundial de computadores que em formato inerte. O google acadêmico scielo é uma plataforma que apresenta vários deles sem nem um custo adicional. Para aprender a utilizá-lo leia o artigo Descubra O Segredo Para Encontrar Conteúdo E Citar Nas Normas ABNT.

Sites Confiáveis para Pesquisa

Mesmo que muitos professores permaneçam relutantes, existem alguns sites confiáveis para pesquisa que podem ser utilizados no trabalho de conclusão de curso. Estes, por sua vez, mostram feitos online de acadêmicos que já foram aprovados e livros sobre qualquer assunto.

A dica de hoje mostra uma lista de sites brasileiros que são confiáveis para sua busca por dissertações e teses no qual poderá se basear, realizar fichamentos, revisões de literatura ou usar para seu referencial teórico.

“Aquilo que escuto eu esqueço, Aquilo que vejo eu lembro, Aquilo que faço eu aprendo.” (Confúcio)

Indo ao encontro, existe aquele formando que pensa que o seu tema é muito inovador e ninguém mais pensou em algo parecido. Por não ser verdade, abaixo serão mostrados alguns sites onde são encontrados feitos já aprovados.

Sites Confiáveis para Pesquisa

A figura a cima mostra o Biblioteca Digital. Disponibiliza parte da produção intelectual, ou seja, das dissertações e teses defendidas na USP, uma das melhores e mais disputadas universidades brasileiras. Nos quadrados em destaque é possível escolher o tipo de pesquisa e o tema dela, no exemplo foi mostrada a alimentação saudável como tema.

Sites Confiáveis para Pesquisa

A gravura mostra o site da CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (Dissertações e Teses). Nele é possível pesquisar por referências de projetos, teses, dissertações e documentos de diversas instituições por todo o Brasil e também fazer o download delas.

Sites Confiáveis para Pesquisa

Essa imagem exemplifica uma pesquisa no google acadêmico scielo sobre redes digitais e o ativismo social. Neste as buscas podem ser filtradas por ano, relevância, patentes ou por citações, além do fato de poder também apresentar a opção de baixar os documentos.

Resta como sempre, verificar o melhor a ser escolhido. Levar em consideração que sites confiáveis para pesquisa pode ajudar os estudantes que tem menos tempo para procurar em livrarias e bibliotecas.

Recapitulando

Fica evidente, diante deste quadro, que sites confiáveis para pesquisa podem ser utilizados para encontrar conteúdo mais rapidamente para trabalhos acadêmicos de caráter científico. Visto que seus arquivos são de fontes confiáveis com universidades e inquirições já publicadas.

O uso das citações é a única maneira de usufruir o direito de admitir algo num TCC de graduação. Devido ao fato desse tipo de exploração não ser tão profunda e precisa.

A única maneira de não serem encontradas fontes para o tema em questão, é se este for um trabalho muito específico de algum laboratório muito exato. Fora isso, todos podem ser referenciados.

Bibliografia

COVEY, S. M. R. O poder da confiança: o elemento que faz toda a diferença. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FERRARI, M. A. M. C.; MOREIRA, M. R.; VALDERRAMAS, Z. L. Manual de elaboração e normalização de trabalhos de conclusão de curso – TCC: segundo as normas ABNT e Vancouver. São Paulo: Biblioteca24horas, 2015.

PICCOLI, J. C. J. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física. 2. ed. Canoas: ULBRA, 2006.

SERRA, L. G. Livro digital e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

 

Compartilhar: