Projeto TCC – Descubra Como Padronizar Nas Normas ABNT

Compartilhar:

Obrigatórias em qualquer pesquisa acadêmica, as normas ABNT vieram para igualar esteticamente todos os trabalhos a fim de diferenciá-los somente em conteúdo. Porém a quantidade de regras e detalhes que devem ser observados indo ao encontro da dificuldade que grande parte da comunidade acadêmica tem na hora de configurar o editor de texto para Padronizar Nas Normas ABNT, isso faz com que uma quantidade absurda de tempo seja gasto sem necessidade.

Com o intuito de facilitar a vida dos alunos, softwares como a Microsoft Word foram criados exatamente para esse fim. Disponibilizam ferramentas como os estilos que podem se adaptar aos manuais de qualquer faculdade. Também podem ser importados para novos arquivos conforme a vontade do usuário.

Os três maiores obstáculos para os estudantes quando chagam na formatação do projeto TCC são:

  • Importar Estilos já prontos baseados na norma ABNT;
  • Aplicar e modificar Estilos;
  • Confeccionar o sumário.

Esse artigo vai te ajudar justamente nesses macetes secretos do Word.

1. IMPORTAR ESTILOS JÁ PRONTOS

Quando se fala em importação, num primeiro momento, é possível imaginar um navio cargueiro cheio de contêineres com produtos vindos de outro país. Assim como acontece diversas vezes no filme Madagascar, onde são transportados em contêineres para uma selva. Da mesma forma acontece com os estilos, indo de um arquivo mais antigo para um mais novo.

Sendo entendida, de acordo com Aquiles Vieira (2006), como ato de trazer produtos, serviços ou até mesmo pessoas de um país para o outro. Ela serve nos programas para levar dados de um arquivo a outro.

Diante desses dados, ganha particular relevância o fato de que o acadêmico só irá configurar o documento apenas uma vez. Feito isso, só irá precisar passar os Estilos já prontos de arquivo em arquivo.

Na intenção de transferi-los, será necessário abrir a janela do Gerenciador Estilos seguindo os passos da figura a baixo:

Primeiro, deve-se clicar no botão simbolizado pelo quadrado 1. Este abrirá uma aba chamada “Estilos”, em sua parte inferior, clique no botão Gerenciar Estilos (quadrado 2), na janela seguinte escolha a opção Importar/Exportar (quadrado 3).

Isso irá implicar na abertura de outra janela, intitulada Biblioteca. Esta apresenta alguns formatos de estilos já prontos, mas, neste caso, utilizaremos um arquivo chamado MODELO DESENVOLVIMENTO que pode ser baixado clicando aqui. Ao clicar, depois de uns 15 minutos, enviaremos um e-mail para você com a maior base gratuita de arquivos para TCC da internet. Na raiz, terão os modelos mencionados aqui.

Ao se deparar com ela, será necessário optar pelo botão Fechar arquivo no canto direito da tela (quadrado 4) e, em seguida, no mesmo botão agora com o nome de Abrir arquivo…. (quadrado 5) na imagem abaixo. Feito isso, será preciso procura-lo já baixado e abri-lo como a imagem a seguir:

Ao executar essas ações, todos os estilos serão listados. Nesse passo, caso não apareça o modelo, isso significa que sua versão do word é diferente da versão do arquivo modelo gerado, então, nesse caso, você escolhe no campo “Arquivos do Tipo” todos os tipos, assim você garante que mostrará qualquer versão.

Todavia ainda não foram transferidos ao arquivo desejado, para fazer isso será necessário selecionar todos como mostra o quadrado 7 da gravura abaixo. Uma forma mais rápida de fazer, se a intenção for mandar todos, seria clicar no primeiro, apertar a tecla “Shift” depois clicar no último:

Posteriormente, escolha a opção do quadrado 8 da imagem acima para copiá-los e por fim, quando lhe for perguntado se deseja sobrescrever a entrada de estilo, deve ser escolhida a opção “Sim para todos”. A partir deste ponto, será possível importar qualquer estilo para qualquer documento para padronizar Nas Normas ABNT.

Em últimas palavras, a importação serve para transferir qualquer tipo de bem de um lugar para o outro. Num projeto TCC ou em qualquer trabalho, um aluno pode utilizar deste método para passa-los sem precisar desenvolvê-los a cada novo.

Para mais detalhes basta acessar nosso Monografis Orientador de TCC aqui.

2. APLICAR ESTILOS

Depois de tê-lo importado, os Estilos precisam ser aplicados ao texto. Cada parte possui uma formatação com regras específicas e únicas, para padronizar nas Normas ABNT, por esse motivo exigem um inerente para cada ocasião.

Para aplicar estilos no parágrafo, selecione o texto em questão, depois clique no nome do estilo correspondente na caixa de estilos localizada na guia início. Se não gostar deles, modifique-os de acordo com sua necessidade ou simplesmente crie outro (PRODANOV e FREITAS, 2013).

O local onde estão colocados os estilos disponíveis está destacado na figura a seguir. Quando quiser utilizá-los, basta indicar a parte e escolher o estilo que mais se adéqua a ela.

Se nenhum deles se adequar, existe a possibilidade de modificar os que já estão prontos ou criar novos. Para isso, deve-se clicar no mesmo como o botão direito e escolher a opção Modificar.

Ela apresentará uma nova janela chamada Modificar estilo. Nela o aluno poderá mudar o Estilo para que correspondam as regras impostas pela instituição. Uma vez que as leis de como fazer TCC podem mudar de uma para faculdade para outra em pequenos detalhes ou de nível de instrução para outro.

Por tanto, os estilos servem para ajudar a padronizar com maior velocidade o projeto TCC. Ao invés de modificar a fonte e o espaçamento para cada situação diferente, em menos de cinco segundos o conteúdo passa para o formato adequado.

2.1 CONFECCIONAR DO SUMÁRIO E PADRONIZAR NAS NORMAS ABNT

A palavra Sumário, no momento em que é pronunciada causa um paradoxo na mente de quem está fazendo o projeto TCC. Ora proporciona felicidade por ser uma ferramenta que facilita na procura de citações ora proporciona medo porque muitos acham difícil confeccioná-lo manualmente.

Para inserir o sumário automático, é necessário colocar os títulos e subtítulos de acordo com seus respectivos Estilos. Pois o programa define uma hierarquia para cada um, sendo os principais escritos de uma forma e os secundários de outra (ANDRADE, 2002).

Para manter os tópicos agrupados, deve-se colocá-los de acordo com seu grau hierárquico. De forma que cada tipo de enunciado tenha sua própria formatação de acordo com o manual de regras da faculdade em questão.

Utilizados os Estilos corretos para cada título e subtítulo, deve-se então ir até a guia Referências, escolher o botão Sumário e depois a opção “Inserir Sumário” como retrata a gravura:

A opção escolhida implicará na abertura de outra janela chamada Sumário. Nela, na parte inferior, é imperativo que seja escolhido o formato Formal:

Estas escolhas retornarão um sumário rápido e que pode ser atualizado a qualquer momento. O indivíduo deverá escolher, cada vez que atualizá-lo clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção, se que a atualização será feita por completo ou somente na numeração das páginas.

Em conclusão o Sumário é uma parte do projeto TCC que cria um paradoxo. Ao mesmo tempo em que facilita a vida das pessoas, dificulta pelo fato da maioria os acadêmicos não saberem utilizar esta função básica do Word.

RECAPITULANDO

Resumindo tudo, para padronizar Nas Normas ABNT essas normas devem ser utilizadas não só em projetos TCC, mas em qualquer trabalho acadêmico. Mesmo que variem de uma instituição para outra, elas servem para fazer com todos sejam esteticamente iguais, tornando o conteúdo seu único diferencial. Entretanto muitos alunos se recusam a utilizar algumas pelo fato de consumirem muito tempo ou por não saberem configurar os editores de texto.

As três configurações do editor de texto do pacote Microsoft Office que economizam mais tempo e que são mais difíceis para grande parte das pessoas, são:

  • Importar Estilos já prontos: transferi-los de documentos antigos para novos;
  • Aplicar e modificar Estilos: aplicar os Estilos corretos para cada situação e/ou mudá-lo para que se adaptem às normas da instituição;
  • Confecção do sumário: fazer sumários automáticos com base nos Estilos aplicados a títulos e subtítulos.

Se você gostou desse artigo e acha que ele te ajudou, deixe seu comentário.

Material que aprendi a escrever artigos: Monografis Orientador de TCC 

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, F. Word para quem conhece Word. São Paulo: Nobel, 2002.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 254 p.

VIEIRA, A. Importação: práticas, rotinas e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Lex, 2006.

Compartilhar:
  • José Freire do Nascimento

    Desde já quero lhe parabenizar, pelo excelente trabalho, que vocês vem se dicando em dicas para os tcc. Parabéns!

    • José Freire,

      Agradeço pelo seu comentário, pois isso é ser uma pessoa ativa, que contribui com nosso trabalho. Isso ajuda e muito, você não faz ideia. Um simples comentário ajuda nosso trabalho.

      Espero que continue compartilhando nosso conteúdo para ajudar o próximo!

      Bons Estudos!

  • FABIANA HERMINIO DE FREITAS DA SILVA

    Obrigada!Suas dicas são de grande valia.

    • Obrigado! O Jader fez um ótimo artigo novamente.

  • Amina Carvalho da silva

    Douglas, tenho uma dúvida, se na lista de figuras o word gera , como faço na lista de tabelas?
    Com vou direcionar pra cada lista?

    Obrigada

    Esse video me ajudou muito!

    • Olá Amina,

      Já está nas configurações, então deve estar no finalzinho, hem ? =)

      Posicione o cursor no local onde deseja que seu índice apareça.
      Para adicionar índice de tabela, você fará da mesma forma que faz com ilustração com apenas uma diferença.

      Na aba “Referencias” do word no grupo “Legendas” clique no botão “Inserir Índice de Ilustração”. Uma tela surgirá com o título: “Índice de Ilustrações”.

      Na parte inferior direita na classificação “Geral” mude o nome da legenda para “Tabela”.

      Clique em OK e pronto!

  • Andre

    Ótimas dicas parabéns!

  • mchenry county mental health ritalin kopen most effective diet pill

  • deep water well pumps buy didrex online walgreens pharmacy tyler tx

  • Pollyana

    Aula Top!!!! Para mim foi uma aula porque não conhecia estes atalhos de formatação. Me ajudou muito! Parabéns pela iniciativa!!!!

    • Muito obrigado Pollyana, você sempre contribui com seu comentário, isso ajuda e muito.