Como Revisar seu TCC e deixar Blindado Contra Plagio 🛡️

Compartilhar:

Um dos maiores medos dos estudantes ao fazer um TCC é cair em plágio, e por isso, passam horas e horas pensando em como fazer para que isso não aconteça. Desta forma, é importante que eles saibam Como Revisar seu TCC e deixar blindado contra plágio.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Isso é essencial porque, caso ele seja cometido, o “plagiador estará se apropriando indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma” (DIONYSIO, 2013, pg. 63). Isso é tão sério, que é considerado até mesmo crime.

Como revisar seu TCC e deixar blindado contra plágio e da melhor forma possível

Há várias técnicas de como revisar seu TCC e deixar blindado contra plágio, mas nem todas são realmente boas e costumam funcionar tão bem, porém, tem uma forma que costuma ser infalível nessa missão e faz com que haja maior garantia de que irá adquirir uma ótima nota com a banca do TCC.

Portanto, se você está fazendo um TCC, pegue já um papel e uma caneta para anotar esse item pois ele é essencial para garantir que você tire uma ótima nota.

Primeiramente, é importante que você abra o seu TCC logo no começo, e leia frase por frase. Isso é essencial em como revisar seu TCC e deixar blindado contra plágio. Pois mesmo existindo determinadas ferramentas contra plágio, elas não conseguem ser 100% exatas, uma vez que não levam em consideração tipos artigos e livros que não se fazem presente na internet.

Uma dica, é que você faça isso um tempo depois de conseguir terminar o TCC, deixando passar alguns dias. Isso porque, desta forma, você terá capacidade de revisar não apenas a questão de plágio, mas também itens como a coesão, coerência e gramática de seu TCC.

Mas, referente como revisar seu TCC e deixar blindado contra plágio, você irá procurar frases afirmativas, que aleguem algum tipo de ocorrido. Por exemplo: plágio é algo que faz com que um TCC seja zerado. Essa frase foi afirmativa, e é exatamente como essa que você deve procurar em linha por linha de cada parágrafo que você tenha escrito.

Revisando

Geralmente, é a primeira linha, conhecida como tópico frasal, que é onde é dita a tese de determinado parágrafo, considerando o que ele aborda e de qual forma. Então, detectando a frase afirmativa, é necessário ver se há alguma citação direta ou indireta ao lado dela ou até mesmo embaixo, algo que esteja diretamente ligado a essa frase e explique o que ela diz.

Isso porque, em como revisar seu TCC e deixar blindado contra plágio, caso a citação próxima a frase não faça referência a ela, então essa mesma citação não é útil para o que estamos buscando.

Então, encontrando a frase afirmativa e verificando que ela não conta com citação próxima ou ligada a ela, é só buscar alguma citação que explique o que ela quer dizer e inserir abaixo ou ao lado dela. Você pode fazer isso tanto como citação direta, quanto indireta.

Dessa forma, você estará protegido de ter qualquer problema referente a citação.

DIONYSIO, Rosana. Desvendando os segredos do TCC. 1° ed. 2013.

Viu Como Revisar seu TCC?

Compartilhar: