Você está escrevendo seu TCC errado, veja a Técnica TSAC
Entenda como 4 parágrafos montados corretamente podem deixar seu TCC blindado. A técnica TSAC faz um parágrafo proteger o outro.
Quando estava na faculdade reparei algo interessante nos livros de redação dissertativa. Percebi que haviam 4 tipos de parágrafos que se unidos da forma correta, ficavam impossíveis de ser contestados pela banca.
Daí resolvi juntá-los e testá-los no meu TCC, pois já não tinha mais tempo e estava apavorado. Para minha surpresa onde usei a técnica não houve revisão da banca TCC.
A técnica TSAC, que desenvolvi com base em minha experiência como orientador de TCCs, busca estruturar os parágrafos de maneira que eles se sustentem mutuamente. Essa abordagem não só facilita a escrita, mas também proporciona uma maior clareza e coesão ao trabalho, tornando-o mais robusto e convincente.
Técnica TSAC de Paragrafação:
Definição: A Técnica TSAC é uma abordagem de paragrafação utilizada para apresentar um tema e suas definições, isolando o próximo argumento com fatos já conhecidos, como citações e exemplos. O parágrafo subsequente apresenta o fenômeno, que é a inferência da sociedade contemporânea sobre o tema. No último parágrafo, a técnica permite concluir, trazendo uma visão revisada dos conceitos e da relevância do tema.
Ao aplicar a Técnica TSAC, os autores devem seguir uma sequência de sustentação e argumento, onde a sustentação é um argumento isolado de conformidade, como citações, fatos e dados estatísticos, e o argumento é a interpretação social do tema nos dias de hoje. Essa abordagem permite que os autores apresentem um fenômeno e concluam sobre o tema, trazendo uma visão revisada dos conceitos e da relevância do tema.
A técnica TSAC de paragrafação desempenha um papel fundamental na orientação da escrita, oferecendo uma abordagem estruturada e eficaz para desenvolver parágrafos de maneira coerente. Esta técnica reconhece que, assim como os parágrafos trabalham com introdução, desenvolvimento e conclusão, os períodos individuais também devem ser empregados com clareza em seus objetivos específicos.
A abordagem fractal da técnica implica que os parágrafos refletem os períodos, e vice-versa. Portanto, o que se aplica à construção de frases também pode ser replicado na elaboração de parágrafos.
O Tópico Frasal, como o primeiro tipo de parágrafo ou frase, desempenha um papel crucial. Nele, o autor deve expor de maneira sucinta o objetivo do capítulo ou parágrafo, delineando o conceito que será revisado. Saiba que um capítulo serve apenas para revisar um tema.
A Sustentação, por sua vez, é um parágrafo de conformidade, representando um argumento isolado que expõe fatos através de citações, exemplos, dados e informações já conhecidos sobre o conceito abordado. Aqui, o conceito original deve ser claramente apresentado.
A Argumentação, seja em formato de parágrafo ou frase, tem como propósito expor um fenômeno, proporcionando uma interpretação contemporânea dos fatos e raciocínio associado. Busca-se aqui apresentar como a sociedade contemporânea percebe o conceito em questão.
Finalmente, a Conclusão, como expressão final, encapsula a síntese do que foi apresentado. Geralmente, contém a conclusão derivada dos fatos e fenômenos abordados, oferecendo insights sobre como o conceito permanece inalterado ou foi revisado à luz das perspectivas contemporâneas. Essa abordagem estruturada da técnica TSAC proporciona clareza e coesão ao texto, guiando o autor na construção eficaz de parágrafos.
Principais Características:
- Isolamento Imediato de Argumento de Conformidade: A característica principal da TSAC é a orientação para isolar imediatamente após o tópico frasal um argumento de conformidade. Isso implica em apresentar, logo após a introdução, um argumento que estabeleça concordância com a ideia central do parágrafo.
- Dialética entre Observações e Conhecimento Prévio: A técnica segue uma dialética que promove, através do tópico frasal, o conhecimento sobre as observações, e através do argumento de conformidade, a apresentação do que já é conhecido.
- Sequências Lógicas de Texto (AS e SA): A TSAC sugere sequências lógicas específicas para o desenvolvimento do texto. A abordagem “AS” (Argumentar, Sustentar) e “SA” (Sustentar, Argumentar) oferece diretrizes sobre a ordem de apresentação dos elementos no parágrafo.
Objetivo: O objetivo principal da Técnica de Paragrafação TSAC é proporcionar uma estrutura clara e lógica para os parágrafos, facilitando a compreensão do leitor e fortalecendo a argumentação do autor por meio da introdução imediata de argumentos de conformidade.
Aplicação: A TSAC é projetada para ser aplicada em trabalhos acadêmicos, como TCCs, dissertações, teses, entre outros, fornecendo uma metodologia específica para a organização e desenvolvimento do conteúdo desses textos.
É importante ressaltar que a TSAC parece ser uma abordagem única, desenvolvida no âmbito do “Guia da Monografia”, e pode oferecer uma direção específica para estudantes que seguem esse método de escrita acadêmica.
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Isso porque, ela determina uma forma de produzir textos para que seja possível tirar uma ótima nota e atingir o objetivo final.
Sendo que ela baseia-se na construção de textos por parágrafos, uma vez que “a organização das informações em parágrafos, além de sua importância visual, é vital para a leitura” (SILVA, 2008, p. 57).
No começo pode ser que não seja tão fácil entender, mas o importante não é isso. O detalhe central é reduzir as revisões do seu orientador, pois se conseguir essa façanha fará muito mais rápido. Afinal, ficar adivinhando o que seu orientador quer é que vai consumir tempo.
Técnica TSAC – Estrutura de um Parágrafo de Sustentação
A Estrutura de um Parágrafo de Sustentação é projetada para desenvolver e fortalecer o argumento apresentado em um parágrafo anterior, como o parágrafo de tópico frasal em um texto argumentativo. Aqui está um modelo que você pode seguir:
Introdução da Evidência (Apresentação dos Dados ou Fatos)
O que é: Comece o parágrafo introduzindo a evidência, dados, fatos ou citações que vão sustentar o argumento principal. Isso pode incluir estudos, estatísticas, exemplos concretos ou referências a autoridades no assunto. Aqui, o tópico frasal é implícito, pois a citação sustenta diretamente o tópico apresentado no parágrafo anterior.
Exemplo: “De acordo com um estudo realizado pela UNESCO, o acesso à educação online aumentou significativamente em áreas rurais nos últimos cinco anos.“
Explicação da Relevância (Conexão com o Argumento Principal)
O que é: Após apresentar a evidência, explique como ela se conecta diretamente ao argumento que você está sustentando. Mostre por que essa evidência é relevante e como ela suporta a ideia defendida.
Exemplo: “Esses dados demonstram que, ao contrário do que muitos críticos afirmam, a educação online não apenas alcança mais estudantes, mas também oferece oportunidades educacionais que seriam inacessíveis em um modelo tradicional.“
Desenvolvimento da Análise (Exploração dos Impactos e Implicações)
O que é: Explore as implicações dos dados apresentados, detalhando como eles afetam o tema em questão. Isso pode incluir uma análise mais profunda do impacto da evidência no argumento geral.
No “Desenvolvimento da Análise“, você precisa introduzir um tópico que expanda e aprofunde o argumento apresentado anteriormente. É obrigatório que a seção “Desenvolvimento” seja mais substancial (maior) do que a introdução e a conclusão no parágrafo. Isso ocorre porque o objetivo principal do desenvolvimento é aprofundar e expandir o argumento apresentado. Todo elemento de desenvolvimento deve ter um tópico reforçando sua relevância.
Aqui está o raciocínio:
-
- Tópico do Desenvolvimento da Análise: “Isso não só reforça a ideia de que a educação online é uma ferramenta democratizadora…”
Aqui, você está reafirmando a importância do argumento sobre a democratização proporcionada pela educação online.
- Complementação do Argumento: “…mas também desafia as barreiras socioeconômicas que tradicionalmente limitam o acesso à educação de qualidade.”
Nesse ponto, você está adicionando uma nova camada de análise ao argumento, explicando como a educação online não apenas promove a democratização, mas também enfrenta desafios adicionais relacionados às barreiras socioeconômicas.
- Tópico do Desenvolvimento da Análise: “Isso não só reforça a ideia de que a educação online é uma ferramenta democratizadora…”
Portanto, o “Desenvolvimento da Análise” continua a trabalhar sobre o argumento principal, aprofundando-o e conectando-o a implicações mais amplas.
Exemplo: “Isso não só reforça a ideia de que a educação online é uma ferramenta democratizadora, mas também desafia as barreiras socioeconômicas que tradicionalmente limitam o acesso à educação de qualidade.“
Síntese e Reafirmação (Conexão com o Tópico Frasal ou Argumento Principal)
O que é: Conclua o parágrafo sintetizando as informações apresentadas e reafirmando a importância da evidência em relação ao argumento geral. Reforce a coesão do texto, conectando o que foi discutido de volta ao argumento principal.
Exemplo: “Portanto, os dados evidenciam que a expansão da educação online é uma solução viável e eficaz para promover a inclusão educacional em regiões de difícil acesso.“
Exemplo Completo de um Parágrafo de Sustentação (SAAC)
De acordo com um estudo realizado pela UNESCO (2019), o acesso à educação online aumentou significativamente em áreas rurais nos últimos cinco anos. Conforme mencionado acima, ao contrário do que muitos críticos afirmam, a educação online não apenas alcança mais estudantes, mas também oferece oportunidades educacionais que seriam inacessíveis em um modelo tradicional. Isso não só reforça a ideia de que a educação online é uma ferramenta democratizadora, mas também desafia as barreiras socioeconômicas que tradicionalmente limitam o acesso à educação de qualidade. Portanto, os dados evidenciam que a expansão da educação online é uma solução viável e eficaz para promover a inclusão educacional em regiões de difícil acesso.
INTRODUÇÃO | De acordo com um estudo realizado pela UNESCO (2019), o acesso à educação online aumentou significativamente em áreas rurais nos últimos cinco anos. |
DESENVOLVIMENTO | Conforme mencionado acima, ao contrário do que muitos críticos afirmam, a educação online não apenas alcança mais estudantes, mas também oferece oportunidades educacionais que seriam inacessíveis em um modelo tradicional. Isso não só reforça a ideia de que a educação online é uma ferramenta democratizadora, mas também desafia as barreiras socioeconômicas que tradicionalmente limitam o acesso à educação de qualidade. |
CONCLUSÃO | Portanto, os dados evidenciam que a expansão da educação online é uma solução viável e eficaz para promover a inclusão educacional em regiões de difícil acesso. |
Técnica TSAC – Estrutura de um Parágrafo Argumentativo
Tópico Frasal (Apresentação do Argumento)
O que é: Comece o parágrafo com uma frase que introduza claramente o argumento principal (tópico) que você vai defender. Esta frase deve ser direta e assertiva, indicando ao leitor qual será o foco do parágrafo.
Exemplo: “A educação online é uma ferramenta essencial para democratizar o acesso ao conhecimento.”
Sustentação (Desenvolvimento do Argumento)
O que é: Após o tópico frasal, desenvolva seu argumento com base em evidências, dados, exemplos ou citações. Explique por que o argumento apresentado é válido e apoie-o com informações relevantes.
Exemplo: “Com o avanço da tecnologia, estudantes de áreas remotas ou de baixa renda têm a oportunidade de acessar cursos de alta qualidade que, de outra forma, seriam inacessíveis. A aprendizagem à distância pode ter resultados igualmente eficazes à aprendizagem presencial, desde que combinada com recursos educacionais interativos e tecnologias inovadoras (Ferreira Neto, 2010).
Contra-argumento e Refutação (Opcional)
O que é: Para fortalecer ainda mais seu argumento, você pode mencionar uma objeção comum ou contra-argumento e, em seguida, refutá-lo. Isso mostra que você considerou diferentes perspectivas e ainda assim mantém a validade do seu argumento e torná-lo argumentativo.
Exemplo: “Embora alguns críticos argumentem que a falta de interação local prejudica a qualidade do aprendizado, plataformas modernas de ensino oferecem fóruns, chats ao vivo e grupos de estudo online que compensam essa limitação, permitindo uma rica troca de ideias entre estudantes.”
Conclusão (Síntese e Reafirmação)
O que é: Finalize o parágrafo resumindo o argumento e reafirmando sua importância. Conecte o que foi discutido de volta ao tópico frasal para reforçar a coesão do parágrafo.
Exemplo: “Portanto, a educação online não só expande o acesso ao conhecimento, mas também oferece ferramentas para um aprendizado eficaz, superando as barreiras geográficas e socioeconômicas.”
Exemplo Completo de um Parágrafo Argumentativo TSAC completo
A educação online é uma ferramenta essencial para democratizar o acesso ao conhecimento. Com o avanço da tecnologia, estudantes de áreas remotas ou de baixa renda têm a oportunidade de acessar cursos de alta qualidade que, de outra forma, seriam inacessíveis. A aprendizagem à distância pode ter resultados igualmente eficazes à aprendizagem presencial, desde que combinada com recursos educacionais interativos e tecnologias inovadoras (Ferreira Neto, 2010). Embora alguns críticos argumentem que a falta de interação local prejudica a qualidade do aprendizado, plataformas modernas de ensino oferecem fóruns, chats ao vivo e grupos de estudo online que compensam essa limitação, permitindo uma rica troca de ideias entre estudantes. Portanto, a educação online não só expande o acesso ao conhecimento, mas também oferece ferramentas para um aprendizado eficaz, superando as barreiras geográficas e socioeconômicas.
INTRODUÇÃO | A educação online é uma ferramenta essencial para democratizar o acesso ao conhecimento. |
DESENVOLVIMENTO | Com o avanço da tecnologia, estudantes de áreas remotas ou de baixa renda têm a oportunidade de acessar cursos de alta qualidade que, de outra forma, seriam inacessíveis. A aprendizagem à distância pode ter resultados igualmente eficazes à aprendizagem presencial, desde que combinada com recursos educacionais interativos e tecnologias inovadoras (Ferreira Neto, 2010). Embora alguns críticos argumentem que a falta de interação local prejudica a qualidade do aprendizado, plataformas modernas de ensino oferecem fóruns, chats ao vivo e grupos de estudo online que compensam essa limitação, permitindo uma rica troca de ideias entre estudantes. |
CONCLUSÃO | Portanto, a educação online não só expande o acesso ao conhecimento, mas também oferece ferramentas para um aprendizado eficaz, superando as barreiras geográficas e socioeconômicas. |
Aprenda como Funciona a Técnica TSAC
Muitos livros utilizam a técnica TSAC, portanto, se você quer realmente construir um TCC de qualidade e seguro de que não terá problemas com plágios, é ideal que você aprenda como funciona a técnica TSAC, que significa:
- Tópico frasal;
- Sustentação;
- Argumentação;
- Conclusão.
O tópico frasal é a oração que introduz a ideia inicial. A ideia que apresenta a promessa inicial do que será dito no parágrafo. Pode ser feita de três formas, com uma citação direta curta, com uma citação indireta ou com as próprias palavras do autor.
A sustentação é onde o estudante pesquisa por citações de livros ou pesquisas já concluídas. Nele o mesmo coloca uma citação para fortalecer sua tese, podendo ser direta com menos de oito linhas ou uma citação indireta.
A argumentação é um texto dissertativo do aluno. Onde discutirá o porquê daquele assunto ser tão importante. Ele pode optar por uma citação indireta ou uma citação direta curta.
A conclusão é o desfecho do que foi dito. Com isso em pensamento será possível analisar o exemplo a seguir onde cada uma das partes é mostrada com uma cor diferente:
De forma que um ponto essencial para que você aprenda como funciona a técnica TSAC, é que entenda que ela consiste em estruturar o conteúdo em blocos em três partes (as 3 primeiras citadas acima), um sustentando o outro e por fim só concluir a ideia.
E assim, o parágrafo precisa contar com 4 frases, cada qual de acordo com um desses blocos. Porém, há casos em que é possível contar com menos, dependendo muito do contexto. Mas nunca menos do que duas frases.
Instrução para a variação “SA” de paragrafação
A variação “SA” de paragrafação é uma abordagem que combina dois tipos de parágrafos:
- Parágrafo de sustentação: apresenta fatos, citações, exemplos ou definições que sustentam a ideia principal do parágrafo.
- Parágrafo de argumento: apresenta um raciocínio que demonstra a relação entre o tópico frasal e os fatos da sustentação.
Como usar a variação “SA” da técnica TSAC
- Inicie com um tópico frasal que apresente o tema do parágrafo e sua definição.
- No parágrafo de sustentação, apresente fatos, citações, exemplos ou definições que sustentem a ideia principal do parágrafo.
- No parágrafo de argumento, apresente um raciocínio que demonstre a relação entre o tópico frasal e o suporte.
Exemplo
- Tópico Frasal: A tecnologia é um fenômeno social que evolui ao longo do tempo.
- Parágrafo de sustentação: A tecnologia existe desde os primórdios da humanidade, quando o homem começou a utilizar ferramentas para facilitar sua sobrevivência. A tecnologia evoluiu de forma constante ao longo dos séculos, com o desenvolvimento de novas tecnologias, como a roda, a escrita, a imprensa e a internet (SANTOS, 2020).
- Parágrafo de argumento: A tecnologia é um fenômeno social porque é influenciada pela sociedade e, por sua vez, influencia a sociedade. As novas tecnologias são desenvolvidas para atender às necessidades e desejos da sociedade, e, ao serem adotadas, elas podem mudar o comportamento social.
- Conclusão: A tecnologia é um elemento essencial da sociedade moderna. Ela está presente em todos os aspectos da nossa vida, desde a forma como nos comunicamos até a forma como trabalhamos e nos divertimos. A tecnologia está moldando a sociedade de maneiras significativas, e é importante que estejamos cientes desses impactos.
A sequência SA – Sustentação + Argumentação pode ser repetida no desenvolvimento de um capítulo para apresentar mais aspectos do tema de forma correta. Isso porque essa sequência ajuda a organizar o texto de forma clara e lógica, e a fortalecer a argumentação do autor.
A sustentação deve apresentar fatos que já são conhecidos sobre o tema, independentemente de interpretações. Esses fatos podem ser dados estatísticos, citações de especialistas, exemplos concretos, entre outros. O argumento, por sua vez, deve apresentar um raciocínio que demonstre a relação entre o tópico frasal e o suporte. Esse raciocínio pode ser de natureza comparativa, contrastiva, causal, analógica, entre outras.
Ao repetir a sequência SA no desenvolvimento do capítulo, o autor pode apresentar diferentes aspectos do tema, explorando-os de forma aprofundada. Por exemplo, no caso do tópico frasal “A tecnologia é um fenômeno social que evolui ao longo do tempo”, o autor poderia apresentar os seguintes aspectos:
Importância: O autor pode argumentar que o tema é importante porque afeta a vida das pessoas de várias maneiras. Por exemplo, o autor poderia argumentar que a tecnologia é importante porque afeta a maneira como as pessoas se comunicam, trabalham e se divertem.
Relevância: O autor pode argumentar que o tema é relevante porque é um tópico atual e em constante mudança. Por exemplo, o autor poderia argumentar que a tecnologia é relevante porque está mudando a maneira como as pessoas vivem e trabalham.
Práticas atuais: O autor pode apresentar exemplos de como o tema é usado na prática. Por exemplo, o autor poderia apresentar exemplos de como a tecnologia é usada para educar as pessoas, promover a democracia e proteger o meio ambiente.
Benefícios: O autor pode apresentar os benefícios do tema. Por exemplo, o autor poderia argumentar que a tecnologia oferece benefícios como eficiência, produtividade e inovação.
Desafios: O autor pode apresentar os desafios do tema. Por exemplo, o autor poderia argumentar que a tecnologia pode apresentar desafios como desigualdade, dependência e riscos à privacidade.
Tendências: O autor pode discutir as tendências futuras do tema. Por exemplo, o autor poderia argumentar que a tecnologia continuará a evoluir e a ter um impacto significativo na sociedade.
A escolha dos aspectos a serem apresentados dependerá do tópico específico do capítulo e do objetivo do autor. No entanto, ao considerar os aspectos listados acima, o autor pode garantir que seu texto seja abrangente e informativo.
Observações
- O parágrafo de sustentação deve apresentar fatos que já são conhecidos sobre o tema, independentemente de interpretações.
- O parágrafo de argumento deve apresentar um raciocínio que demonstre a relação entre o tópico frasal e o suporte, com uma visão social contemporânea.
- A combinação “SA” pode ser repetida ao longo do texto, após a abertura do tópico frasal.
Exemplos de fatos que podem ser apresentados no parágrafo de sustentação
- Dados estatísticos
- Citações de especialistas
- Exemplos concretos
Exemplos de raciocínios que podem ser apresentados no parágrafo de argumento
- Comparações
- Contrastes
- Causas e consequências
- Analogias
Exemplos de conclusões que podem ser apresentadas no parágrafo de conclusão
- Revisão do tema
- Reforço da argumentação
- Sugestões para o futuro
Qual é o truque da técnica TSAC no Monografis?
O truque é muito simples. O Monografis tem esses modelos como base de seu algoritmo para realizar a orientação de escrita em blocos.
Ao invés de você ficar tentando adivinhar o que seu orientador quer, seguindo um método desse, seu orientador não terá o que revisar.
O aluno manda um capítulo para seu orientador, então ele devolve com várias correções para fazer, aí, o aluno corrige e devolve, então o orientador retorna com mais correções do que antes. Essa rotina perdura por semanas em apenas um capítulo.
Usando os modelos de escrita em blocos, em primeiro lugar mesmo que você escreva lentamente, como resultado, seu orientador não terá o que corrigir.
A técnica TSAC na prática
Tópico Frasal é a introdução ao tema do capítulo, já a sustentação será uma citação direta ou indireta de fontes bibliográficas com intenção de embasar o que você falou no tópico frasal.
A argumentação será a parte mais complicada, pois você terá que argumentar sobre o que foi dito nos parágrafos acima mostrando pontos fontes e fracos, criticando alguma coisa, mostrando algum destes dados:
- Estatísticos
- Históricos
- Questionamentos
- Comparações
- Exemplificações
- Causa e consequência
- Enumeração
- Contra argumentação
- Através de citação.
Na argumentação pelo menos um dos elementos acima deve ser identificado.
Vamos por em prática o método TSAC, para isso, vamos fazer de conta que o título do capítulo é: INTRODUÇÃO AO MARKETING.
Veja acima que no tópico frasal você conceitua o tema. Na sustentação será citado um trecho embasando “para que serve”. O argumento você procura responder qual a importância disso. Depois na conclusão fecha a ideia.
Técnica TSAC exemplo
Frase 1 – TÓPICO FRASAL:
O que é Marketing ?
R: Marketing é um processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
Obs.: Pegue o gravador do celular, se pergunte o que é Marketing e responda. Grave sua resposta, depois ouça e transcreva. Assim você vai garantir que não copiará nada dos autores. Lembrando que o exemplo aqui é Marketing, você vai trocar para o seu tema.
Frase 2 – SUSTENTAÇÃO:
Para que serve o Marketing de acordo com algum autor?
R: Para Bazzo e Pereira (2009) o Marketing serve para promover a troca saudável entre pessoas, busca a solução de necessidades das pessoas, a fim de resolver possíveis problemas.
Obs.: Pegue o livro mais relevante de e procure responder para que serve o Marketing? Depois, leia, mentalize e escreva o que lembrar, use esse vídeo como base: https://youtu.be/6fRy7YImZkI
Frase 3 – ARGUMENTAÇÃO:
Por que o Marketing é importante?
R: A importância do marketing é buscar equilibrar esforços em preço, produto, distribuição e promoção de modo a melhorar o relacionamento empresa-consumidor
Obs.: Escreva o que você sabe. Use o gravador mais uma vez. Imagine que alguém está te perguntando e o que você responder grave para escrever aqui. Foque em falar da citação anterior. Se sentir inseguro e quiser ler algo antes, então tem que ser o livro da frase 2 e cite o autor.
Frase 4 – CONCLUSÃO:
Concluir conectando o conceito, função e importância.
R: Fica evidente, diante desse quadro que para uma publicidade honesta, portanto levando o que as pessoas precisam no momento exato da vida dela é isso determina a estratégia de vendas e o desenvolvimento do negócio, finalmente equilibrar os esforços em relacionados a preço e distribuição melhorando a forma de comunicação da empresa com o cliente.
Método TCC em blocos na prática?
Para facilitar o entendimento, vejamos como um capítulo do referencial teórico deve ser escrito. Nesse exemplo será um capítulo conceitual, ora que, serve para conceituar sobre o tema abordado. Considere um capítulo chamado: Conceito de Marketing.
MODELO BÁSICO CONCEITUAL DO MONOGRAFIS
BLOCOS | Item TSAC | Explicação do parágrafo |
---|---|---|
BLOCO 1 | Tópico Frasal – O que é Marketing ? | Você conceitua o tema do capítulo da sua cabeça, sem tirar a ideia de algum livro.
|
BLOCO 2 | Sustentação – Para que serve Marketing? | Neste parágrafo você reafirma o que foi dito acima, porém com uma citação indireta.
|
BLOCO 3 | Argumentação – Identificar dois (2) pontos mencionados acima e argumentar sobre eles. | Você precisa dar uma lida nos dois (2) parágrafos anteriores procurando afirmações que alguém possa contestar e falar sobre eles.
|
BLOCO 4 | Sustentação – Citação indireta de outro autor. Procure responder a pergunta: Qual o objetivo do Marketing ? | Nesse parágrafo você vai aparar as arestas citando a mesma coisa do BLOCO 2 ou do BLOCO 1, porém com outro autor. Isso vai credibilizar mais seu trabalho.
|
BLOCO 5 | Argumentação – Cruzar ideias dos autores. | Existem várias formas de argumentação e uma delas é através de citação. Para argumentar usando uma citação, basta cruzar ideias de autores e tirar disso uma conclusão. Se fizer isso, já fez uma boa argumentação.
|
BLOCO 6 | Argumentação – Depois da argumentação do autor, faça sua consideração crítica aqui. | Faça sua própria argumentação aqui. Trata-se de por em vista sua opinião em relação ao lido. ATENÇÃO! Não é sua opinião pessoal, mas sim, opinião baseado no que você leu e comparou, algo tipo imparcial e jornalistico.
|
BLOCO 7 | Sustentação – Citação direta longa reafirmando tudo que foi dito até aqui. Procure algo que responda a seguinte pergunta: Por que o Marketing é importante ? | Agora é hora de pegar no seu principal livro uma citação que fale o Objetivo do Marketing. Uma citação direta é o texto igualzinho você encontrou no livro, então basta transcrever para seu TCC e citar o autor, ano e pagina.
|
BLOCO 8 | Argumentação – Para toda citação direta longa, logo abaixo vem uma argumentação. Tenha isso como regra. | Argumente sobre a citação direta acima, você pode concordar ou discordar, tudo isso com base no que foi dito até agora no capítulo.
|
BLOCO 9 | Conclusão – Você reafirma tudo que foi dito nos blocos A (argumentação). | Volte a mencionar tudo que foi dito nos blocos de argumentação.
|
Existem mais modelos ?
Agora imagina um Assistente Virtual com vários desses modelos, seria surreal, não seria ?
Modelos para escrever uma introdução, para escrever uma conclusão, resumo, capítulo de referencial teórico, capítulo de pesquisa, resultados, revisão de literatura e revisão bibliográfica entre outros.
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Recapitulando
Ao fazer uma análise sobre como os livros são estruturados, Tybel verificou que todos utilizam uma técnica TSAC. Ela consiste em estruturar os blocos em três partes onde uma sustenta a outra.
- Tópico frasal;
- Sustentação;
- Argumentação;
- Conclusão.
Sendo que o tópico frasal nada mais é do que a frase que introduz a ideia do parágrafo, podendo ser feito tanto pelas próprias palavras do autor, como também por meio de citação direta e indireta.
Já a sustentação é um dos momentos que mais justificam que você aprenda como funciona a técnica TSAC, uma vez que é ela a hora de fortalecer a base do parágrafo por meio de citações realmente consistentes.
Depois, é a hora de realizar a argumentação.
Que nada mais é do um texto dissertativo em que o aluno alega o porquê de ser tão importante o que ele está abordando. É importante que seja muito bem diretamente ligado a sustentação, podendo contar até mesmo com uma citação indireta ou direta curta, o que importa mesmo é que explique de forma correta o quanto é essencial abordar esse assunto.
Em poucas palavras, a técnica TSAC é uma metodologia que muitos autores utilizam para estruturar seus livros. Os orientadores e a banca TCC já sabem que isso acontece, porém os alunos não, entrando em discordância por meses.
SILVA, Luciana. Prática Textual em Língua Portuguesa. 1º. ed.: IESDE. 2008.
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