Como Encerrar uma Apresentação de TCC ✅

Compartilhar:

Mais importante ainda que saber como iniciar sua apresentação, será saber como encerrar uma apresentação de TCC. Isso é algo muito importante, pois será a última impressão que sua banca de apresentação terá sobre todo o seu trabalho.

Muitas pessoas subestimam a necessidade de saber sobre como encerrar uma apresentação de forma efetiva. No vídeo abaixo explico com detalhes a importância de bom encerramento da apresentação.

Saber como encerrar uma apresentação é importante?

O encerramento é uma das partes mais importantes de qualquer apresentação, isso porque ela será o último contato com o apresentador. Não importa quão boa seja a sua apresentação, se sua conclusão for precária.

Antes de concluir sua apresentação, para que nenhuma informação fique de fora, organize-se mentalmente e escreva uma lista dos itens que sua apresentação deverá conter, levando em conta o tempo disponível para apresentá-los. (COHEN, 2011)

No encerramento da apresentação não é incomum que se inclua frases de agradecimento ou dedicatória. Assim como se coloca no início do TCC. Isso auxilia a todos que estão assistindo a entender que o conteúdo do trabalho foi encerrado, e finalmente se concluiu a apresentação do seu TCC.

O final da apresentação precisa ser forte e marcante, ser demonstrado com confiança. Para mostrar a todos os professores na banca sua confiança no seu dizer. Daremos exemplo de uma frase inspiratória mais comum, mas o ideal é buscar um mais próximo de sua área.

Como Encerrar uma Apresentação de TCC

Uma técnica bem conhecida na escrita, chamada loop aberto, é levemente introduzir o autor da frase como uma inspiração logo no inicio da apresentação. No encerrando da apresentação do TCC você fecha o loop com uma frase inspiradora.

Você pode usar uma frase de um autor ou personagem que serviu como inspiração para seu trabalho. Porém, essa frase precisa ser concisa e de acordo com o que você apresentou até então.

Primeiro você fala no começo da apresentação que aprendeu algo muito importante enquanto estava fazendo a pesquisa. Depois diga a todos que falará o que é ao final da apresentação. Isso vai trazer a atenção da banca e publico presente.

Então, ao final da apresentação, volte a lembrar da “coisa” importante que aprendeu, diga que será a ultima fala da sua apresentação. Assim, o publico entenderá que está encerrando.

Exemplo: Se você está apresentando um trabalho que envolve pesquisas, colocar uma frase do Sherlock Holmes, pode ser um bom fechamento.

Agora é só falar a frase e ao final se inclinar como se estivesse fazendo um cumprimento japones. Todos entenderão que é o final da apresentação e irão te aplaudir. Vale combinar com alguns amigos o momento certo para eles aplaudirem, assim eleva ainda mais a sua autoridade na apresentação.

Use frases que realmente te inspiraram, que a justificativa para ter utilizado soe bem como um encerramento de trabalho. Muita gente usa a frase de agradecimento ou dedicatória para encerrar o trabalho, mas recomendamos usar frase inspiradora para soar melhor.

Conclusão

O encerramento de sua apresentação é quase tão importante quanto a própria apresentação em si. E encerrar de forma que a plateia entenda o encerramento, garante palmas. Para isso, usar a técnica que explicamos, é a melhor opção.

Hoje explicamos uma eficiente forma de como encerrar uma apresentação de uma forma eficiente. Assim, você garante uma última impressão muito boa no final do seu TCC.

Bibliografia

COHEN, M. C. J. Comunicação escrita, a busca do texto objetivo. Rio de Janeiro: e-papers, 2011.

 

Compartilhar: