Como a Banca de TCC Avalia Voc√™ ūüďĚ

Compartilhar:

A avaliação da banca de TCC é um grande medo de muitos alunos que estão em um curso acadêmico. Afinal, a avaliação da banca definirá se você realmente terá concluído seu curso com o seu trabalho, ou precisará refazer o seu TCC e reapresentar no próximo período.  Hoje iremos mostrar como a banca de TCC avalia você.

Entender como a banca de TCC avalia pode auxiliar bastante na construção do seu trabalho, slides e sua apresentação. Por isso, no vídeo de hoje, mostro com detalhes tudo que você precisa saber sobre como será avaliado seu TCC.

Como a banca de TCC avalia você?

A banca de TCC irá avaliar sua performance, sua apresentação, mas principalmente, tudo que está escrito em seu TCC, com exceção das partes opcionais. Então, você deverá sempre se atentar a cada palavra e frase que for montar, com exceção de agradecimento e afins.

Uma das principais coisas que pode acabar com seu trabalho de conclus√£o de curso logo no come√ßo de sua apresenta√ß√£o √© ter uma justificativa de TCC muito fraca. A justificativa de um TCC envolve basicamente a relev√Ęncia para o pesquisador, pesquisado e sociedade (que inclui a comunidade cientifica) o motivo de sua elabora√ß√£o. (MERTENS, 2007)

Você verá que a justificativa não só é um dos pontos mais importantes do trabalho, como também uma das principais coisas que a banca de TCC avalia rigorosamente. Entender como a banca de TCC avalia esse aspecto é muito importante para desenvolver seu trabalho.

A avaliação do seu TCC começa na introdução, onde deverá existir uma clara justificativa para que você não tenha que alterar ou refazer seu trabalho. Não tenha medo, vou te auxiliar nas partes mais importantes que a banca de TCC analisa.

Principais pontos que a banca de TCC ir√° avaliar

Montar um trabalho de conclusão de curso não é uma tarefa fácil. Porém, se torna um trabalho muito mais tranquilo quando temos o método avaliativo claro em mente. Por isso, entender quais pontos do TCC mais reprovam, pode ajudar a redobrar sua atenção.

A sua atenção deve ser muito maior nos pontos onde o TCC possui maior risco de reprovação. Já falamos sobre a justificativa agora iremos para os demais pontos.

Como, por exemplo, o problema de pesquisa que você irá desenvolver. Além disso, você deverá prestar muita atenção em cada citação, jamais esquecendo de por referências.

Cita√ß√Ķes devem sempre ser referenciadas para que voc√™ garanta n√£o ser pego por pl√°gio. Algo que √© fatal e reprova√ß√£o autom√°tica no TCC.

Os professores têm ferramentas que facilmente detectam plágios no TCC, então fique totalmente atento a essa parte.

Para analisar se seu trabalho contem plagio, recomendamos que você use a ferramenta de detecção chamada Plagium Clique aqui e vá para a Ferramenta.

Assim você poderá analisar e revisar o seu trabalho de maneira mais eficiente. Se você ainda não sabe como revisar o seu trabalho, veja o artigo explicativo que deixarei abaixo.

Recapitulando

O trabalho de conclus√£o de curso √© uma grande preocupa√ß√£o de muita gente, capaz de facilmente reprovar pessoas desatentas em trechos importantes. Por isso, fique extremamente atento em todo o conte√ļdo que produzir√°.

Analise esses pontos, para que a banca seja ao seu favor:

  • Tenha uma boa introdu√ß√£o, apontando uma boa justificativa do porque seu trabalho foi feito.
  • Fa√ßa um bom problema de pesquisa, se seu trabalho foi feito sem um problema real, a banca pode te tirar pontos
  • Fa√ßa cita√ß√Ķes e fique atento para n√£o cometer plagio, use ferramentas para analisar se a sua escrita √© pr√≥pria.

Analisando esses pontos, seu trabalho de conclus√£o de curso ser√° avaliado positivamente pela banca. √Č importante ter essa no√ß√£o, para que voc√™ n√£o tenha problemas durante seu desenvolvimento, ou dor de cabe√ßa com a produ√ß√£o.

Bibliografia

MERTENS, S. K. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

 

Compartilhar: