Posso Citar Trocando Texto por Sinônimos?

Compartilhar:

Veremos hoje a forma mais prática de se fazer citações indiretas, ensinadas com os mínimos detalhes para não cometer erros. Se você teve ou ainda tem dificuldade de fazer citações indiretas, hoje irei responder uma das dúvidas mais comuns entre os alunos, se é possível citar trocando texto por sinônimos.

Explicarei com detalhes se você pode, sem receios, utilizar a citação indireta, escrevendo o texto do autor original com sinônimos. Pois é, esse é um erro muito comum cometidos por alunos.

CLIQUE AQUI E BAIXE A NORMA DA ABNT

Posso Citar trocando Texto por Sinônimo?

A citação indireta é uma das técnicas textuais mais utilizadas para se valorizar o texto escrito em um TCC. Nela, pode conter afirmações externas de autores conceituados. Nos próximos parágrafos, você aprenderá como utilizar a citação indireta sem cometer erros perigosos no TCC.

Pensando que a citação indireta é utilizada como forma de melhorar seu próprio textos se embasando em um autor, é importante entender bem essas citações. Afinal, a citação indireta não passa de uma síntese fiel das ideais dos autores escolhidos (KRUGER, 2015).

Por sua construção simples, é importante entender como fazer uma citação indireta. De forma que não venha a ser caracterizada como plágio. Além disso, também é importante lembrar de não deturpar as ideias do autor conforma as intenções no seu texto. Se você quer aprender como fazer uma citação indireta, veja o artigo que deixarei abaixo.

Como já vimos, é possível utilizar a citação indireta como uma forma de melhorar a qualidade do seu texto produzido. Você também pode usar citação indireta para simplesmente reafirmar sua teoria, por exemplo, com uma base externa a seu trabalho. Veja como isso pode ser colocado em prática.

Como fazer citação indireta trocando o texto por sinônimos?

Um trabalho de conclusão de curso não pode ser feito sem uso de citações, sejam elas diretas ou indiretas. As citações possuem grande importância no trabalho, pois reforçam o que foi escrito nele.

A citação nada mais é do que a utilização de textos externos aos seus, com o intuito de melhorar seu texto escrito. Você também pode, por exemplo, utilizar a citação indireta como base de uma afirmação sua para que ela seja aceita por seus professores.

Para fazer um texto sobre outra obra, você deve ler e interpretar as intenções do autor, e redigir assim uma citação indireta. Seu texto deve ser baseado na obra do autor e dizer, com suas palavras, o que ele disse no original.

Assim, você conseguirá fazer uma citação indireta de forma prática, sem problemas para prosseguir com suas ideias. Agora você já entendeu como se faz as citações indiretas. E uso e porque não se deve usar sinônimos, mas sim, suas palavras na construção de uma citação.

Lembre-se de que durante o TCC, você tem contato a um vasto conteúdo. E que é capaz de compreender e externar o que foi entendido. Sua interpretação é a chave para uma boa citação.

Recapitulando

Agora você entendeu bem o porquê não se pode usar sinônimos no lugar das citações indiretas. Aprendeu também o seu valor das citações no trabalho. A partir de agora, você terá uma outra visão quando utilizar esse recurso.

Hoje você ganhou uma nova compreensão sobre o uso e estrutura de citação indireta. Espero que tenha gostado dos capítulos que falaram com detalhes sobre a construção e uso de citações.

Comente aqui abaixo, se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, iremos responder e te ajudar.

Referencias

KRUGER, G. Metodologia de Apresentação do Trabalho Acadêmico: Projeto Gráfico do TCC baseado na normalização da ABNT. [S.l.]: [s.n.], 2015.

Compartilhar: