Quando Usar Citações no Referencial Teórico do TCC

Compartilhar:

As citações são, provavelmente, o que mais deixa os alunos que estão elaborando um TCC tensos. No entanto, a preocupação costuma ser mais quanto a formatação, quando deveriam também pensar em quando usar citações no referencial teórico.

Um trabalho de conclusão de curso se baseia em defender um ponto de vista de um problema de pesquisa com base em argumentos técnicos da área. Para que isso seja feito, a citação é o seu melhor instrumento de argumentação – ela é seu embasamento teórico.

Quando Usar Citações no Referencial Teórico

Quando estamos elaborando o referencial teórico de nossa monografia, fica claro que precisamos trazer os argumentos dos teóricos estudados. A dúvida que fica latente é quando, exatamente, é mais adequado trazer uma citação ao invés de explicar a questão.

O referencial teórico, em específico, é o momento do trabalho em que você vai analisar o problema de pesquisa sob ótica de outros estudos realizados. (LAKATOS; MARCONI, 2003) Com isso em mente, é importante trazer as vozes dos autores desses estudos para basear sua argumentação.

Quando introduzimos um tema que antecede um argumento, por exemplo, chamamos isso de um tópico frasal, e eles costumam introduzir o tema de nosso capítulo ou parágrafo. As citações devem ser utilizadas para trazer base científica às afirmações trazidas nos tópicos frasais no decorrer de seu trabalho.

Em suma, quando se apresenta um tópico frasal em um trabalho acadêmico, você deve estar apto a responder “de onde tirou isso”? Com isso em mente, fica simples pensar em quando usar citações no referencial teórico. Conforme explicado acima.

Garantindo uma boa base teórica para o referencial teórico

Para conseguir basear seu referencial teórico de uma maneira clara, é preciso entender quando usar citações no referencial teórico. É fundamental que o aluno deixe evidente à banca de onde foram tirados todos os dados, sem excesso de citações, e com autoria.

Vamos imaginar, por exemplo, que meu tópico frasal é iniciado dizendo que o açúcar, comprovadamente, traz mais malefícios à saúde. O ideal é que no parágrafo seguinte eu apresente uma citação do teórico que afirma isso, e, a seguir, discuta essa ideia a fundo.

Isso deve ser feito com todas as afirmações que você traz no decorrer de seu trabalho. Você precisa sempre demonstrar de onde veio essa afirmação e justificar o porquê de sua importância para a pesquisa.

No momento de introduzir conceitos no referencial teórico, você terá uma quantidade significativa de afirmações no tópico frasal. Isso não significa que você deva, necessariamente, fazer citações consecutivas.

O ideal é que você cite uma afirmação e argumente sobre ela, para que prove que tem entendimento sobre a base que trouxe. Uma maneira de fazer isso de forma condizente é interpretar a citação com suas palavras, e, se possível, trazer dados numéricos ao texto.

 Recapitulando

Um bom referencial teórico é importantíssimo para que você possa defender a tese de sua monografia de forma adequada. Para isso, é importante que o aluno não traga citações apenas porque acha que deve, mas sim entenda seu propósito.

Trazer citações de autores condizentes baseando as afirmações feitas em seu TCC valida sua argumentação e reforça sua base. Isso faz com que o trabalho não fique vago e impede a banca de questionar a veracidade das informações apresentadas.

 

Compartilhar: