CITAÇÃO DE SITE E ARTIGO DA INTERNET 🌐

Compartilhar:

Indo além dos livros e monografias para utilizar de pesquisa nas citações usadas para sustentar o argumento de sua tese, a internet se mostra uma grande aliada para encontrar conteúdo útil para ser utilizado. Porém, para que suas citações não se envolvam em nenhum problema autoral, tal como o plágio, é necessário aprender a fazer citação de site e artigo na internet corretamente.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Você pode estrar trabalhando numa tese em que tenta mostrar o impacto dos quadrinhos nos meios de educação e acabou encontrando um artigo exemplificando que os ideais utilizados nos primeiros quadrinhos buscavam desenvolver os valores, defender os direitos intelectuais das mulheres e divertimento dos infantes. (DE BARROS, 2017)

Como fazer citação de site e artigo da internet?

Assim como os outros tipos de citação, o processo de citação de site exige que você cadastre os dados bibliográficos no seu programa de texto.

No Word, você irá inserir esses dados na aba de referências, pois nela você encontrará o sistema de gerenciamento de fontes bibliográficas.

Nela você ira cadastrar o autor do artigo ou texto, o nome da página que consiste no título do artigo, o nome do site que hospeda o artigo, o ano de publicação do artigo, a data do seu primeiro acesso a esse artigo e a URL da página. A URL é fundamental para facilitar o acesso dos seus avaliadores em suas fontes, para averiguar a veracidade das mesmas.

Em alguns casos você acaba tendo acesso ao arquivo do artigo, fazendo com que você tenha que cadastra-los também. Como, por exemplo:

Em suas pesquisas você pode ter se deparado com uma dissertação de mestrado que apresentava ideias para sustentar seu argumento para tecnologias de solo-cimento, aonde apresentação ideias para atender os requisitos mínimos de habitabilidade para as populações de baixa renda e aplicá-las corretamente (ABIKO, 2012)

Seguindo as normas

É importante saber que mesmo seguindo a NBR 6023 e todas as suas exigências para as referências de citações de artigos eletrônicos, algumas instituições também exigem algumas atitudes perante as referências bibliográficas.

Alguns artigos possuem mais de uma página e a citação de site que você utilizou pode ter sido encontrada fora da primeira página. Assim ao realizar a citação é necessário que você também indique a página que ela foi retirada segundo a norma.

Veja também Como Citar Dissertação ou Tese

Em algumas instituições você encontrar algumas complicações para realizar citações diretas do o artigo eletrônico caso ele não apresente a página que ele se encontre. Em algumas instituições pode-se utilizar da marcação n.p para identificar a falta de página.

Entretanto, caso exista alguma política da instituição que não permita a citação direta, para evitar complicações é recomendável que você, como autor, busque trabalhar com citações indiretas parafraseando as ideias do artigo com suas próprias palavras.

Referências bibliográficas

ABIKO, A. K. Dissertação de mestrado. Teses.usp, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-12052017-090330/pt-br.php>. Acesso em: 2017 jul. 2017.

DE BARROS, J. Influências da história em quadrinhos na educação. Brasil Escola, 2017. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/influencias-historia-quadrinhos-na-educacao.htm>. Acesso em: 17 jul. 2017.

Como fazer citação de site e artigo da internet?

  • No Word vá em Referências >> Gerenciar Fontes Bibliográficas >> Nova…
  • Escolha o tipo de Fonte Bibliográfica como: “Site”;
  • Autor >> clique em Editar >> informe Sobrenome, nome e nome do meio do autor do artigo;
  • No campo Nome da Página, informe o Título do Artigo: 6 tipos de citação mais comuns em TCC
  • No campo Nome da site, informe o Título da pagina ou o domínio,  por exemplo: Guia da Monografia ou guiadamonografia.com.br
  • Preencha o campo ano com o ano de criação do site, geralmente está no rodapé da pagina: 2017
  • Nos campos Ano, mês e dia de acesso, informe a respectiva data de acesso: Ano: 2017 Mês: 04 Dia: 05
  • Em URL coloque exatamente o endereço de acesso, a banca vai acessar para achar e precisa achar: http://guiadamonografia.com.br/tipos-citacao/

RESULTADO:

TYBEL, D. 6 tipos de citação mais comuns em TCC. Guia da Monografia, 2017. Disponível em: <http://guiadamonografia.com.br/tipos-citacao/>. Acesso em: 05 abr. 2017.

Compartilhar: